Apoquel: para que serve e como usar?

Alergia em cachorros!

Quem não se preocupa com elas? Qualquer dono fica preocupado em ver seu pet se coçando com frequência, além de outros sintomas.

E um medicamento que é recomendado para o tratamento da coceira decorrente de qualquer tipo de alergia é o Apoquel.

Você sabe para que ele serve?

Os medicamentos para cachorros vêm ganhando destaque e importância no mercado pet.

Principalmente quando alguns produtos vêm com o objetivo de auxiliar no tratamento de algum problema ou doença nos cachorros, e o Apoquel é um deles.

Alergia em cachorro

Algo que preocupa muitos tutores, porém é muito comum alergias em cachorros.

A alergia é uma reação do sistema imunológico do cachorro contra alguma substância.

E logo, quando observamos um cão se coçando, associamos isso diretamente às pulgas, mas nem sempre pulgas e carrapatos são os causadores desse incômodo, pode haver outras causas da alergia, e elas podem ser inúmeras.

Iremos citar as principais:

  • Ingestão de leite, rações (grãos que contém na ração)
  • Picadas de pulgas
  • Atopia canina (alergia de causa não determinada)
  • Plantas/grama
  • Pílulas hormonais (quando usadas para evitar o cio em cadelas)
  • Detergentes, sabão em pó e produtos de limpeza
  • Lã, poliéster e outros tecidos
  • Vermes, carrapatos
  • Medicamentos

E entre os principais sintomas da alergia estão:

  • Coceira intensa;
  • Perda de pelos intensa;
  • Lambedura excessiva no local da alergia;
  • Secreção nos olhos;
  • Pele com machucados, crostas e inflamações;
  • Ouvido inflamado com frequência.

Qual o melhor antialérgico para cachorro?

Apoquel 36mg
Para quem tem cachorro pequeno o Apoquel 3,6mg é o ideal

Diante desses sintomas os donos logo se preocupam. E a primeira coisa é pensar em um medicamento que seja eficiente, além claro, da consulta com o veterinário.

E muitos recomendam o Apoquel.

Só que é válido ressaltar que você deve manter o seu cão sempre limpo e o é uma atitude essencial, tanto para a saúde do pet quanto o bem estar de todos que habitam o lar.

Porém, quando as coceiras começam a surgir, muitos donos de cães não sabem como lidar com essa dificuldade e acabam entrando em desespero ao ver a angústia do cãozinho.

Para que serve o medicamento Apoquel?

O Apoquel é um medicamento indicado pra o tratamento do prurido associado à dermatites alérgicas e das manifestações clínicas de dermatites atópicas em cães.

Sendo também indicado para manifestações clínicas de dermatites atópicas, odor no corpo e orelha alterado e perda de pelo. Ajuda a evitar lamber, mordiscar ou se arranhar excessivamente. Também indicado para vermelhidão na pele. 

Veja o vídeo abaixo falando mais a respeito do produto!

Como dar Apoquel?

O produto age de forma rápida. Listamos  alguma características do Apoquel:

  • Alivio da coceira em 4 horas;
  • Uso oral somente em cães;
  • Pode ser utilizado em cães com mais de 1 ano de idade;
  • Alivia a coceira por 24 horas após uma única dose;
  • É seguro e eficaz em longo prazo.

Apoquel deve ser administrado em duas doses por dia por até 14 dias. Após 14 dias a dose passar a ser a cada 24 horas. 

A eficácia e segurança de Apoquel e prednisolona no tratamento do prurido e lesões de pele associados às dermatites alérgicas: 

  • Avaliação do Prurido (EAV) – Proprietário; 
  • Avaliação da Dermatite (EAV) – Veterinário; 
  •  Apoquel foi tão rápido quanto a prednisolona na redução do prurido em cães com dermatites alérgicas, com efeito observado em 4 h após a administração. 
  • No Dia 14, as melhoras de prurido na opinião dos proprietários e de dermatite na avaliação dos veterinários foram melhores com Apoquel que com a prednisolona. 

Contra Indicações do Apoquel

Embora Apoquel seja um medicamento de alta qualidade, não deve ser utilizado em cães com menos de 12 meses nem abaixo de 3 quilos. Cadelas prenhes ou lactantes também não podem receber o tratamento com tal substância.

Lembrando que Apoquel não é um corticoide, ciclosporina e nem um anti-histamínico. É uma nova classe de medicamentos que apresenta segurança para uso em curto e longo prazo.

O medicamento tem sido aprovado e recomendado por muitos veterinários. E você já usou este medicamento? Conte aqui pra gente a sua opinião.

E não deixe de ler os outros assuntos escritos aqui no blog.

Você fica por dentro das informações mais relevantes no universo pet e felino!

Continue lendo:

Sobre AB Araujo

15 Comments

  1. Tenho um Terra-nova que sofria muito com dermatite, deixava ele agitado, com perda de pelo, sem apetite, arfando muito, secreção nos olhos, com Apoquel, ele fica outro cão, tranquilo, come bem, reduziu a perda de pelo, o odor.
    Apoquente faz o que promete, pena o custo se tão alto.

  2. Bom dia!
    Tenho uma cachorra de 14 anos que possue dermatite atópica.
    Li sobre o Apoquel e me interessei o problema é que já é uma idosinha e tenho medo de dar medicações,medo que comprometa orgãos etc.
    O que você poderiam me dizer sobre isso?
    Estou muito interessada no produto.

    1. Olá Rosangela.
      É um pouco dificil falarmos sobre isto por aqui, pois talvez seja necessário fazer uma consulta com o seu animal. Sugerimos procurar um médico veterinário de sua confiança.

      O produto é bom e tem tido bons resultados!

      Boa sorte!

      1. Bom dia .Uma dúvida: a vet da minha shih tzu disse para ela tomar o Apoquel apenas por 5 dias. Eu de facto estou a ver diferenças nela mas será q agora ao parar e tomando tão pouco tempo não volta tudo ao mesmo? a coceira, as lambidelas… Dá para tomar sempre ou durante mais tempo? É tão bom vê-la sem estar constantemente a lamber-se !
        Obrigada

  3. Bom dia .Uma dúvida: a vet da minha shih tzu disse para ela tomar o Apoquel apenas por 5 dias. Eu de facto estou a ver diferenças nela mas será q agora ao parar e tomando tão pouco tempo não volta tudo ao mesmo? a coceira, as lambidelas… Dá para tomar sempre ou durante mais tempo? É tão bom vê-la sem estar constantemente a lamber-se !
    Obrigada

  4. Eu tenho uma vila-latas que tem 12 anos e já fui a uns cinco veterinários ao longo desse tempo. Foi diagnosticada com tudo que é possível. Sarna negra, síndrome do abandono, alergia à ração e à detergente. Só passava a coceira com corticóides. Estou no segundo dia ministrando apoquel, que não é corticóides, manipulado e paguei metade do preço. A coceira está diminuindo na orelha. Darei por duas semanas e depois uma vez por semana, segundo ministrado pelo veterinário. Acaso ela melhore vale à pena o preço que paguei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *