Tudo sobre Avicultura [Manejo da Produção de Aves]

A avicultura é a criação de aves para produção de alimentos, como carne e ovos. A avicultura se divide em Avicultura de corte e postura. Destaque para a criação de frangos e galinhas.

avicultura

A avicultura compreende todo o processo e criação de aves e ela se divide em algumas áreas, como Avicultura de corte e postura.

O setor avícola é responsável pela geração de renda da propriedade de muitas famílias aqui no Brasil. Desde o seu surgimento até hoje, o setor é importante a economia do país.

A criação de galinhas, criação de codornas e as granjas de frangos são as atividades de destaque na avicultura.

Neste artigo entenda o que é avicultura e descubra dicas para se destacar no negócio de avicultura.

O que é avicultura?

A avicultura é a criação de aves para produção de alimentos, como carne e ovos.

É uma atividade tão antiga e que até hoje segue presente no país. E há os seus motivos: é uma fonte com preço acessível, de ciclo produtivo rápido e de alta produção.

Isso se deve ao poder aquisitivo das pessoas que aumentaram o consumo de proteína e também aos fatores positivos que colocaram o Brasil como um dos maiores produtores de aves no mundo.

Deixando estes aspectos de lado, vamos ao que interessa. A avicultura vem se expandindo e com ela o emprego e manejo de técnicas que melhoram o resultado dos produtores.

Por isso, neste texto acompanhe algumas questões importantes sobre a avicultura no Brasil.

Quando surgiu a avicultura no Brasil?

De início, os primeiros passos da avicultura brasileira foram dados por produtores familiares.

No Brasil, ela surgiu especificamente na década de 30 e por pequenas famílias. Mesmo hoje o setor ter atingido grandes produtores, famílias menores ainda continuam exercendo a avicultura como fonte de renda.

Na década de 70, a avicultura começou a ganhar mais destaque devido a chegada de especialistas no processo de produção do frango. Logo, a avicultura evidencia-se mundialmente na produção de proteínas de origem animal, tanto com a carne de frango, quanto a produção de ovos.

Avicultura no Brasil

Para continuar sendo referência no setor, o Brasil tem investido na avicultura. Isso se deve a escolha das linhagens ou materiais genéticos leva em consideração o tipo de produção que se deseja.

Uma série de fatores colaborou para que a avicultura no Brasil se tornasse referência e obtivesse bons resultados.

O País tem potencial de ser o polo produtor do mundo. Questões como:

  • Clima favorável à criação;
  • Expansão da cultura da soja e do milho;
  • Boa receptividade do consumidor ao produto;

Estes foram alguns dos impulsos para bons resultados. porém, é importante ter em mente que o investimento no manejo de frangos de corte exige técnicas específicas e planejamento.

Isso pode ser o diferencial  a sua criação.

Conforme pesquisas, o Brasil se tornou o maior exportador e o segundo maior produtor de carne de frango do mundo. Isso colocou o país em posição de destaque no âmbito mundial.

No mercado nacional, o frango supera as vendas de carne bovina e suína. E a previsão é de que a avicultura continue em ascensão nos próximos anos.

O Paraná é responsável por cerca de 35,86% da exportação nacional de frango no país.

O que é a avicultura de corte?

A avicultura de corte é o nome dado a criação de aves que serão levadas ao abate com o objetivo de comercialização da sua carne. Hoje essa é uma das atividades agropecuárias mais desenvolvidas.

A produção de frangos de corte no Brasil é feito pela integração entre as agroindústrias e os produtores.

A agroindústria fica responsável por fornecer todos os meios de produção ao produtor e o produtor fica responsável por produzir o animal até a fase de abate, na qual a ave é entregue a agroindústria.

Avicultura de postura

O que é a postura das aves? Essa é uma dúvida comum!

A avicultura de postura se destina a criação de galinhas da produção de ovo. É cada vez maior exigência dos consumidores por alimentos seguros e sustentabilidade ambiental.

Os ovos ocupam o quinto lugar no ranking das proteínas mais consumidas no mundo, estando atrás de leite, pescados, suínos e frangos e à frente dos bovinos.

As galinhas são as principais fontes de produção de ovos ao consumo, seguidas pelas patas e pelas codornas. Já as Galinhas poedeiras ou de postura são aquelas destinadas á produção de ovos.

O Manejo do ovo se refere a diversas etapas como: Transporte; Acondicionamento; Lavagem; Ovoscopia; e Aspersão de óleo.

Ovo

  • Manejo nutricional 70% do custo de produção;
  • Cada ovo 41g de ração;
  • Deficiência de nutrientes qualidade do ovo;

Tipos de Ovos

  • Tipo 1 ou extra: 60g;
  • Tipo 2 ou grande: 55g;
  • Tipo 3 ou médio: 50g;
  •  Tipo 4 ou pequeno 45g

Ciclo de postura

  • De 17ª A 18ª 5 a 10%
  • De 19ª a 20ª 50%
  • De 28ª a 30ª Mais de 90%
  • De 45ª a 70ª Ocorre decréscimo na produção
  • Acima de 80ª Descarte

A produção de ovos do Brasil bateu recorde histórico em 2016. O Crescimento registrado foi de 6,1% e chega a 39,5 bilhões de unidades, conforme dados ABPA.

Nos últimos anos, o Brasil se tornou o maior exportador e o segundo maior produtor de carne de frango do mundo.

Produtos veterinários para aves

Quem pratica a avicultura precisa de produtos veterinários para a criação de aves. Confira abaixo os mais procurados:

  • Bebedouro para frangos e codornas é indicado para granjas, viveiro ou até ao ar livre, disponibilizando água a vontade aos animais
  • Agulha Hipodérmica Hoppner permite maior praticidade e ainda garante total conforto ao animal
  • Baycox é um excelente produto para combater a coccidiose em aves, auxiliando na conquista de ótimos resultados de produção
  • Proverme Anti-helmíntico eficaz no controle dos nematódeos em bovinos, equídeos, suínos, aves, cães e gatos

O que é Embrapa e quais seus objetivos?

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi criada pelo governo em 1973, e entre os seus objetivos é desenvolver um modelo de agricultura que transforme o Brasil.

Com suas pesquisas e apoio, a Embrapa conseguiu ajudar muitas famílias e o setor de carne do Brasil, se transformar em um dos maiores produtores e exportadores mundiais de carne. Por isso, sua importância na agricultura.

Embora o país, seja bastante adequado as práticas de agricultura e pecuária, sempre tinha diversos obstáculos de se conseguir uma produção relevante. E a Embrapa conseguiu ajudar agricultores e órgãos nesse sentido.

Com o fermento a pesquisa, tecnologia, curso e incentivo auxiliou no crescimento e expansão da agricultura e pecuária brasileira, que hoje é muito do que foi desenvolvido se deve ao apoio da Embrapa.

Podemos afirmar que um dos objetivos principais da Embrapa é que ela assumiu a frente de pesquisa para desenvolver mecanismos apropriados ao nosso clima tropical, e contribuiu positivamente para o crescimento rural de muitos produtores. 

Para saber mais sobre o manejo ambiental na Avicultura, leia este documento desenvolvido pela Embrapa e entenda a importância do manual de segurança e qualidade para a avicultura de postura.

Assista ao vídeo abaixo e conheça o aviário modelo, uma estrutura ideal montada pela Embrapa em parceria com diversas empresas da iniciativa privada.

Neste texto você conferiu informações importantes que podem ajudar a instruir produtores rurais para uma mudança de hábito, costume, postura e atitude no trato dos produtos alimentícios, que será de grande valia inclusive para seu próprio benefício.

Resumo do Artigo
Tudo sobre Avicultura [Manejo da Produção de Aves]
Título do Artigo
Tudo sobre Avicultura [Manejo da Produção de Aves]
Descrição
Neste artigo entenda o que é avicultura e descubra dicas para se destacar no negócio de avicultura.
Autor
Empresa
AB Araujo
Logo da Empresa

Continue lendo:

Sobre AB Araujo

A Loja Agropecuária e Veterinária AB ARAUJO está no mercado há 29 anos, com ênfase na criação de Aves, Suínos, Bovinos, Equinos, Ovinos e Pet Shop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *