Biodigestor rural: o que é e como funciona?

Os dejetos produzidos na agropecuária devem receber um destino adequado evitando contaminações do meio ambiente. Os biodigestores permitem a adequada destinação dos dejetos, transformando um problema da produção animal em fonte de renda.

O que são biodigestores?

Biodigestores são câmaras fermentativas que permitem a transformação de matéria orgânica em gás e fertilizante.

A matéria orgânica usada no processo pode ser os resíduos provenientes da criação de frangos de corte: a cama e carcaça de animais mortos.

Em média 1000 aves produzem quatro toneladas de esterco por ano. A cama de frango possui o pH entre 6-7,5; 65-90% de matéria seca, 24-40 toneladas de nitrogênio, 20-35 toneladas de fósforo e 18-35 toneladas de potássio.

Como funcionam os biodigestores?

Os resíduos são armazenados dentro dos biodigestores sem a presença de oxigênio em temperatura por volta de 35ºC. Nessas condições a o desenvolvimento de bactérias que não necessitam do oxigênio, bactérias chamadas de anaeróbicas, que promovem a degradação da matéria orgânica. No processo de biodigestão ocorrem as seguintes etapas:

  • Hidrolise: a matéria orgânica é formada por carboidratos, proteínas e lipídios nessa etapa ocorrem à quebra dessas substancias em açúcares solúveis, aminoácidos, ácidos graxos de cadeia longa e glicerina. A quebra é feita por enzimas liberadas pelas bactérias;
  • Acidogênese: os produtos resultantes da hidrolise são absorvidos e metabolizados pelas bactérias gerando ácidos graxos voláteis, alcoóis, acido láticos, gás carbônico, hidrogênio, amônia, enxofre entre outros;
  • Acetogênese: nessa etapa os produtos gerados na acidogênese sofrem ação bacteriana gerando gás carbônico, hidrogênio, acetato e ácidos orgânicos de cadeia curta;
  • Metanogênese: nessa etapa as bactérias produzem metano a partir da redução do gás carbônico e biogás a partir do acetato.

Produtos finais da biodigestão

O biogás formado principalmente de metano e gás carbono é o produto final da fermentação. São produzidos 0,43m3 de biogás por Kg de esterco seco de galinha.

O biogás pode ser utilizado para substituir a energia elétrica na iluminação e em eletrodomésticos utilizados na propriedade. Além disso, podem ser usados em fogões, motores de combustão interna, entre outros.

O outro produto do processo de biodigestão é o biofertilizante, produto inodoro rico em nutrientes para plantas. Biofertilizantes proveniente de esterco de galinhas possui 2,5% de nitrogênio, 1,8% de fósforo e 1,5% de potássio.

Tipos de biodigestores

Os biodigestores podem ser cilíndricos ou prismáticos, verticais e superficiais (acima do solo). Na maioria das vezes possuem o gasômetro que é uma campânula que armazena o gás desprendido durante a biodigestão.

Ainda são classificados pelo modo de operação em:

Batelada

Quando o resíduo permanece na mesma câmera durante todo processo.

Intermitentes ou contínuos

Permitem o carregamento de forma fracionada, e à medida que se carrega é retirado o mesmo volume do material já digerido. Nesse caso é necessário para digestão de todo material que é colocado dentro do biodigestor que corresponde ao tempo de retenção hidráulica. O tipo mais comum é o indiano, entretanto o modelo chinês também é amplamente utilizado no meio rural.

Porque utiliza biodigestores?

A biodigestão possui varias vantagens:

  • Produção de biogás que pode substituir outras fontes energéticas e o gás de cozinha;
  • Produção de biofertilizante isento de sementes de plantas daninhas, que pode substituir a adubação química;
  • Preservação do meio ambiente.

Fontes:

  • Souza, C. F. Manejo e tratamento de resíduos produzidos em instalações zootecnicas. In: III Encontro de Zootecnistas do Norte de Minas, Anais…  Montes Claros, p. 35-64, 2007.
  • Colen, F. Aproveitamento de resíduos da atividade agropecuária para a sustentabilidade ambiental e energética. In: A produção de leite no norte de Minas Gerais: diagnostico e propostas para melhoria. Anais… Montes Claros, p. 147-152, 2008.
Resumo do Artigo
Título do Artigo
Biodigestor rural: o que é e como funciona?
Autor
Empresa
AB Araujo

Continue lendo:

Sobre AB Araujo

A Loja Agropecuária e Veterinária AB ARAUJO está no mercado há 29 anos, com ênfase na criação de Aves, Suínos, Bovinos, Equinos, Ovinos e Pet Shop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *