Bovinocultura: O que é e Dicas de Manejo

A bovinocultura é a atividade destinada a criação de gado bovino no Brasil.

bovinocultura

Neste artigo entenda o que é a bovinocultura, confira dicas para um bom manejo e descubra quais produtos veterinários são mais indicados.

O que é bovinocultura?

A bovinocultura é uma atividade destinada a criação de gado bovino e muito recorrente aqui no Brasil.

É a parte da zootecnia especial que trata das técnicas para a criação de bovino. Se você está pensando em investir nesse setor, acompanhe o texto.

Ela pode ser dividida em bovinocultura de corte, para produção de carnes e peles e bovinocultura de leite. A Bovinocultura Brasileira é uma das mais fortes do mundo.

A bovinocultura de corte é uma atividade difundida e bem estabelecida em todo o mundo. A criação de gado, no que se refere tanto ao gado leiteiro quanto à produção de carne bovina.

Os pecuaristas brasileiros precisam também ter cuidado em relação as doenças, essas podem se espalhar entre o rebanho de gado e isso atrapalhar a produção.

Dicas para um bom manejo de gado

  • Acesso à água;
  • Boas Condições das instalações;
  • Áreas de descanso;
  • Manejo do rebanho;

O melhor curral para o gado deve ser caracterizado pela:

  • Simplicidade;
  • Durabilidade;
  • Funcionalidade;
  • Resistência;
  • Segurança para o trabalhador e para os animais;

Ou seja, como podem perceber não há mistérios em relação ao manejo de bois. Mas há sim cuidados básico que deve levar em conta na hora de montar o seu rebanho.

Como criar um bom curral para o gado?

Os cuidados com o bezerro devem começar ainda na fase de gestação.

Tanto a proteína quanto a energia são vitais para atender as necessidades de mantença, ganho de peso, reprodução e produção dos animais, e permitem o bom funcionamento do sistema de defesa do organismo contra doenças.

O que é bovinocultura de corte?

Gado de corte é a criação de bovinos destinada ao abate para a produção de carne e de seus derivados.

Para a bovinocultura de corte, é muito importante ter uma boa grama é ideal. Mas devemos ter em mente que, se a grama ficar curta e seca, devemos fornecer alguma ajuda nutricional aos nossos animais.

Certifique-se de que os animais tenham água o tempo todo. Em climas frios, um animal de 250 quilos precisa entre 28 e 30 litros, e o mesmo boi em clima quente precisa de 40 litros. Quando está quente, o gado perde água do corpo por evaporação e respiração, produzindo estresse por calor, portanto o consumo é maior para substituir essa perda.

Inclusive há vários fatores para aumentar sua rentabilidade, desde o sistema de produção e raças até

A Índia, o Brasil, a China, os Estados Unidos e a União Europeia detém os maiores rebanhos de bovinos do mundo. Sendo o rebanho bovino brasileiro um dos maiores do planeta

Sobre bovinocultura leiteira

Primeiramente devem ser levados em conta, os aspectos que envolvem o sistema intensivo de produção na bovinocultura de leite. A bovinocultura leiteira e a cadeia do leite estão em desenvolvimento em diversas regiões do país. Inclusive, a atividade leiteira vem se expandindo no Brasil e gerando emprego.

De fato, existem inúmeras opções de instalações para bezerras em aleitamento, desde bezerreiros fechados e coletivo. Logo, os cuidados diários vão ser importante para o desenvolvimento das vacas e até mesmo a produção de leite. As medidas sanitárias são fundamentais.

Responsabilidade em criar vacas leiteiras

A criação responsável de vacas leiteiras requer cuidados especiais em sua dieta, na prevenção de doenças que possam afetá-las e na técnica seguida na ordenha.

Deve-se notar que os carboidratos estruturais estão emergindo como a fonte mais importante de energia para uma vaca leiteira. Sendo um animal ruminante, possui um sistema digestivo que requer um suprimento considerável de nutrientes para que seu corpo se desenvolva da maneira correta.

Os bovinos criados no campo com vegetação abundante para alimentar geralmente ocupam essa tarefa entre 8 e 10 horas por dia. Por outro lado, alimentar uma vaca leiteira em ambientes menores deve incluir a forragem necessária para compensar essa diminuição nos alimentos disponíveis no pasto convencional.

Como deve ser a dieta das vacas leiteiras?

Assim,  a dieta diária  de uma vaca leiteira deve incluir o feno da melhor qualidade como elemento principal. Além do acima exposto, muitos produtores incluem um generoso suplemento lácteo em vários nutrientes e grãos para o melhor desenvolvimento e bem-estar físico do ruminante.

Por outro lado, as vacas leiteiras precisam de excelente hidratação para se manterem saudáveis. Uma vaca na idade adulta pode beber até 30 litros de água por dia. No período de verão, o volume de água que o animal ingere pode exceder 50 litros por dia.

É importante fornecer água limpa e fresca para as vacas, para que elas estejam disponíveis ao longo do dia. Da mesma forma, é aconselhável limpar os alimentadores e bebedouros das vacas todos os dias. Também devemos evitar que eles permaneçam por muito tempo expostos à luz solar.

Produtos veterinários para bovinocultura

Os medicamentos veterinários indicados vão depender do que o animal precisa. Se é voltado mais para a prevenção ou tratamento de doença. Confira abaixo os principais produtos veterinários para bovinos:

Resumo do Artigo
O Que É Bovinocultura?
Título do Artigo
O Que É Bovinocultura?
Descrição
O Que É Bovinocultura? Acompanhe neste texto as principais informações em relação a Bovinocultura e a sua criação.
Autor
Empresa
AB Araujo
Logo da Empresa

Continue lendo:

Sobre AB Araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *