Cuidados com bovinos no embarque e desembarque

O manejo dos bovinos na hora do embarque, desembarque e nos currais do frigorífico é um fator que exige tanto cuidado e atenção quanto qualquer das outras etapas da criação. É importante garantir o bem-estar dos animais, para que não haja prejuízos na qualidade da carne. Devem ser observados itens como ambiência, alimentação, sanidade entre outros.

A relação dos animais com os humanos é um dos principais motivos que podem afetar a qualidade da carne. Erros de manejo, maus tratos, como o uso abusivo de choques e pancadas podem causar acidentes ósseos, cortes, hematomas, danificando a carcaça, o que traz perdas econômicas.

No manejo pré-abate, os danos à carcaça podem fazer o consumidor não aceitar a carne, não sendo aproveitada para o consumo direto. Além deste fator, existe também o risco de desenvolvimento de bactérias no ferimento causado ao animal.

Um dos erros mais cometidos no momento do transporte é o falar alto demais e até mesmo o gritar. Os bovinos devem ser conduzidos com calma. Caso o animal empaque, não se deve nunca gritar com ele nem agredi-lo de nenhuma forma; assustar os animais é uma atitude altamente contraproducente.

Quanto ao embarcadouro, é importante que as paredes laterais sejam fechadas, para evitar o contato com as pessoas do lado de fora e a projeção de sombras, que podem assustar os animais e fazê-los empacar. Recomenda-se também que o piso seja cimentado ou emborrachado, para evitar que os animais escorreguem e caiam (ferimentos desvalorizam a carne, como dito anteriormente). A inclinação deve ser suave, por volta de 20° e o local onde o caminhão encosta deve ter aproximadamente 1,4 metro.

Outro fator diferencial é o treinamento dos funcionários. Um serviço de boa qualidade só pode ser prestado por alguém que tenha conhecimento da área em que atua. O que se recomenda é o uso de bandeiras no auxílio à condução dos animais.

Fonte:

Resumo do Artigo
Título do Artigo
Cuidados com bovinos no embarque e desembarque
Autor
Empresa
AB Araujo

Continue lendo:

Sobre AB Araujo

A Loja Agropecuária e Veterinária AB ARAUJO está no mercado há 29 anos, com ênfase na criação de Aves, Suínos, Bovinos, Equinos, Ovinos e Pet Shop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *