Como montar uma granja?

Uma granja é uma pequena propriedade rural em que é praticada agricultura em escala reduzida, ou então uma grande construção em que são alojados, cereais e utensílios.

A granja é algo fundamental para quem quer ter uma criação de frangos. Se você pretende montar uma granja e lucrar nesse setor, saiba que é possível.

A carne de frango é fonte de vitaminas e no mercado sempre há muita saída. Justamente por isso, muitos produtores estão querendo investir nesse setor que vem crescendo nos últimos anos.

Mas antes de montar uma granja é preciso saber tudo que é necessário para fazer esse negócio dar certo. Além do planejamento, é necessário conhecer minuciosamente toda a operação e estrutura do segmento.

Procurando dicas para montar uma granja?

Neste artigo vamos repassar dicas que podem ajudar você nessa empreitada.

O que é uma granja?

granja

Uma granja é uma pequena propriedade rural em que é praticada agricultura em escala reduzida, ou então uma grande construção em que são alojados, cereais e utensílios. No Brasil, refere-se especificamente à propriedade em que se pratica a criação de aves para fins comerciais.

O que faz um granjeiro?

Granjeiro é a pessoa que cultiva uma granja. Pode ser um caseiro, agricultor ou rendeiro.

Quais procedimentos você precisa fazer para montar uma granja?

Para solicitar um projeto de fazenda, o cliente deve entrar em contato com técnicos qualificados profissionalmente para desenvolvê-lo, explicar claramente sua ideia e fornecer as informações disponíveis.

  • Solicite a licença de trabalho e a licença de abertura na prefeitura correspondente.
  • Entregar o projeto técnico da fazenda assinado por um técnico.
  • Pagar as taxas municipais correspondentes, que normalmente são um depósito anterior da taxa e, após a concessão da licença de construção, pagar o ICIO (geralmente é 4% do orçamento de execução do material)

Além disso, a granja precisa ter:

  • Disponibilidade de água
  • Controle ambiental correto
  • Bons materiais de isolamento e vedação
  • Eficiência energética (aquecimento, refrigeração e eletricidade)
  • Sistemas de controle de consumo de água e alimentos
  • Equipamento para pecuária (alimentadores, bebedouros, cercas separadoras) adequados para cada idade
  • Área de descanso em quantidade e qualidade adequadas
  • Medidas de biossegurança
  • Fácil limpeza e desinfecção
  • Custo-benefício e amortização (plano de negócios)
  • Gerenciamento e manutenção em vida útil operacional

Que documentação o cliente deve fornecer para obter a licença de trabalho e atividade?

Para montar uma granja de frango e desenvolver a atividade, os seguintes documentos deverão ser fornecidos:

  1. Escritura de propriedade ou contrato de aluguel da fazenda na qual a fazenda será montada.
  2. O projeto técnico da fazenda.

Capital inicial estimado e desafio do mercado

granja

As oportunidades de negócios oferecidas pelas fazendas para criação e engorda de animais  são  criados para aproveitar ao máximo sua fazenda de gado. Mas antes de tomar qualquer decisão o planejamento é fundamental.

Faça um plano de negócios. É importante escrever este documento, onde você indica os objetivos que deseja alcançar e de que maneira.

É o plano de negócios de como você deseja operar como empresa; você deve vê-lo sob diferentes pontos de vista, de um produtor, banqueiro, advogado, contador, (… lembre-se de 365 dias por ano) e, acima de tudo, da força de trabalho contratada.

Público-alvo da granja

A avicultura é a fonte de proteína que mais cresce na história da humanidade; a carne de aves está em processo de se tornar a carne com o maior consumo mundial.

No entanto, o setor avícola é desmarcado, uma vez que se espera que a avicultura experimente um forte crescimento nos principais mercados.

O que todos devem saber ao iniciar um negócio

  1. Você precisa de polígono e plotagem
  2. Capital
  3. Permissões
  4. Construção civil
  5. Equipamento
  6. Integrador
  7. Tesouraria
  8. Comissionamento

Principais fornecedores para abrir uma granja

O objetivo da criação de uma granja é obter um bom rendimento da exploração  nas melhores condições para o desenvolvimento animal.

Antes de começar, você deve decidir em qual setor da indústria deseja trabalhar. Existem vários tipos de produção animal: porcos, galinhas, bezerros, ovelhas, galinhas, perus, patos, vacas ou cabras leiteiras estabelecidas, entre outros.

Pense que todos eles têm tipos diferentes de instalação, tipos diferentes de alojamento e manuseio diferente de animais .

Se você souber em qual granja deseja montar, poderá escolher entre os seguintes ícones para ver o material, por tipo de animal para um bom manuseio, escolher entre porcos, ovelhas, galinhas, gado, coelhos ou cavalos.

Qual granja é mais lucrativa? Frango, ovo, porco?

Milênios atrás, o homem tinha que correr um risco constante ao caçar , para conseguir comida. Com o tempo, o homo sapiens descobriu uma maneira menos perigosa e mais lucrativa de obter os alimentos necessários para o consumo e os da comunidade: pecuária e agricultura.

Desde então, as pessoas têm dedicado esforços significativos para melhorar essas atividades e torná-las o mais lucrativas possível, porque os recursos utilizados nesses casos são muito valiosos.

Quais animais de fazenda são mais rentáveis?

Com a civilização, vieram os ofícios, as profissões.

Em suma, as maneiras de obter vários benefícios. Nem todo mundo podia fazer tudo ao mesmo tempo; portanto, enquanto alguém estava envolvido no setor bancário, alguém tinha que criar os animais para consumo.

Cada contribuição se tornou um negócio em potencial. Isso foi mantido até hoje.

O homem não precisa caçar ou coletar sua comida, ele só precisa adquiri-la em um estabelecimento. Agora, no caso do gado, existem animais que são mais rentáveis ​​que outros.

Entende-se como animais de fazenda com maior rentabilidade aqueles que requerem menos cuidados, menos alimentos e maior produto.

Aves de fazenda com maior lucratividade

aves de fazenda

A ave mais rentável para os agricultores é o frango , pois esse animal pode tirar proveito dos ovos em grande parte e da venda de animais em várias etapas de seu desenvolvimento: como descendentes, como frango, como frango, entre outros. A alimentação desses animais não é muito cara e eles também atingem o desenvolvimento em menos tempo do que muitos animais, de 10 a 13 meses.

Como montar uma granja? Dicas Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apresenta diversos documentos voltados para o negócio. Acesse o site clicando aqui.

São dicas para os mais diversos setores. Há vários documentos voltados para avicultura, especialmente para montar uma granja.

Normalmente o Sebrae dá dicas para os produtores na hora da implantação do negócio. Por isso, não deixe de consultar o Sebrae mais perto da sua casa ou região.

montar uma granja

Como montar uma granja de ovo?

A criação de frangos foi acompanhando a tecnologia e nos últimos anos foi ficando mais automatizada. Não que você tenha que adquirir os equipamentos tecnológicos mais modernos neste setor, mais saiba que eles existem.

Mas também, para ter bons resultados na produção de frango, a instalação de uma granja de qualidade pode impactar positivamente nos resultados e lucros.

Nesta fase, você terá que definir o tipo de galinha (algumas produzem entre 200 e 350 ovos por ano) que você pretende ter em sua granja. Opte por apenas um tipo de galinha poedeira para obter ovos uniformes, por exemplo.

Defina também que tipo de frango de corte você criará para abate. Normalmente, o frango vai para o abate entre 28 a 42 dias de vida. Isso deve ser definido para então saber como irá montar a granja

O proprietário desse tipo de negócio precisa saber como lidar com as aves, a fim de garantir seu bem-estar, controlando doenças através da execução de diretrizes determinadas pela vigilância sanitária .

Também é necessário adquirir conhecimentos administrativos nessa área, a fim de fazer uma gestão eficiente dos negócios e obter sucesso em sua produtividade.

Como montar uma granja de ovo caipira?

montar uma granja

No final dos anos 1950 e 1960 houve mudanças drásticas no setor. Cooperativas, empresas de alimentos e outras empresas privadas começam a investir neste setor.

Isso significava que a produção de ovos em uma fazenda mudou de uma empresa secundária para uma empresa principal com métodos de produção especializados. O resultado foi a eliminação virtual da produção de ovos em pequena escala.

Para fazer a granja de ovo caipira você precisará de pelo menos 1,5 metros quadrados de área útil por ave, coberto com palha limpa, lascas de madeira ou serragem. Um alimentador geralmente oferece espaço suficiente para 20 aves.

Equipamento de bebida suficiente deve estar disponível para 20 aves por copo, 12 aves por bico ou uma ave por polegada linear de espaço no alimentador/vale. As aves não põem ovos ao mesmo tempo; portanto, os ninhos podem ser fornecidos à taxa de um ninho para cinco galinhas. A cama no ninho deve ser diferente da cama no chão e deve ser mantida limpa e seca.

Cuidados com manutenção da granja

montar granja

As atividades principais serão a manutenção, os cuidados e o controle da produção, em particular os níveis de temperatura e umidade da fazenda, bem como os cuidados e o controle de possíveis doenças, infecções ou outros tipos de problemas que podem diminuir a produção.

Antibióticos e controle veterinário

O controle da doença que pode ser declarada em animais é essencial para ser realizado na primeira etapa em que ela se manifesta. O controle veterinário e a administração de antibióticos impedirão que o foco se espalhe e cause um grande problema.

A limpeza e higiene na fazenda é um método de prevenção para evitar a entrada de agentes patogénicos que podem adoecer nossas galinhas.

Atmosfera

Manter a iluminação adequada, levando em consideração a hora do dia, reduzindo a iluminação noturna e aumentando-a durante o dia, garante um ambiente adequado para o desenvolvimento e engorda adequados das galinhas, reduzindo o estresse e alcançando um ambiente favorável.

Os sistemas de iluminação atuais , automatizados e controlados por computador , são a melhor opção para obter controle absoluto o tempo todo.

Leia também:

Vigilância Sanitária

A biossegurança e a vigilância epidemiológica são complementares e sinérgicas, elas se potencializam mutuamente.

A biossegurança é o pilar fundamental da saúde das aves. A vigilância epidemiológica é uma informação analisada para ação e seu objetivo é obter informações atualizadas e oportunas.

A biossegurança é o pilar fundamental da saúde das aves, em que os procedimentos técnicos, medidas sanitárias e normas trabalhistas são aplicados de maneira lógica para impedir a entrada de agentes infecciosos e contagiosos nas granjas de aves e destas para outras granjas.

Os agentes infecciosos das aves domésticas constituem uma ameaça à sua saúde e à saúde pública e também têm implicações econômicas e sociais significativas.

Medidas de biossegurança devem ser implementadas para evitar a introdução e disseminação de agentes infecciosos na cadeia de produção de aves.

Tipos de biossegurança

Biossegurança passiva:

  • Inerente à situação geográfica (densidade de aves, outras espécies, proximidade a áreas úmidas, rotas de comunicação, etc.)
  • Deve ser levado em consideração ao decidir instalar uma fazenda.

Biossegurança ativa: Medidas de ação direta (cerca do perímetro, controle de visitas, higiene pessoal, remoção de cadáveres, manejo de esterco, arcos e outros métodos de desinfecção, controle de roedores e outras pragas, controle de animais domésticos, selvagens, água, programas de vacinação, etc.)

Na biossegurança, todas as pessoas que trabalham de alguma forma em aves estão engajadas e envolvidas, portanto, podemos dizer que a biossegurança é um compromisso de todos. É essencial que todo o pessoal da fazenda conheça, gerencie e aplique esse conceito.

A produção regional de aves é constantemente ameaçada por doenças enzoóticas ou exóticas, com agentes causadores com diferentes características epidemiológicas. Para combater essas ameaças, a biossegurança é a ferramenta mais valiosa, pois sua aplicação minimiza o risco de introdução de doenças nas unidades de produção de aves.

É muito importante conhecer a epidemiologia do patógeno causador das doenças, para que as medidas de biossegurança sejam eficazes. Se a epidemiologia não for entendida, essas medidas falharão.

Resumo do Artigo
Título do Artigo
Como montar uma granja?
Descrição
Neste artigo vamos repassar dicas que podem ajudar você nessa empreitada.
Autor
Empresa
AB Araujo
Logo da Empresa

Continue lendo:

Sobre AB Araujo

A Loja Agropecuária e Veterinária AB ARAUJO está no mercado há 29 anos, com ênfase na criação de Aves, Suínos, Bovinos, Equinos, Ovinos e Pet Shop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *