Como saber se o cachorro está doente?

Lidar com um cão doente é muito importante e algo que não deve ser ignorado. Quando os cães ficam doentes é diferente de uma pessoa.

O que dá para o cachorro quando ele está passando mal?

Seu cão parou de comer ou ficou mais apático e ausente do que o normal por dias?

Neste post, mostramos os sintomas aos quais você deve prestar atenção para determinar se seu cão está doente e procurar o veterinário.

Você sabia que 50% das alternâncias gástricas caninas são devidas a uma dieta pobre devido à baixa qualidade da ração? Se o seu cachorro tem um intestino duro e parou de comer é provável que esteja infestado de parasitas.

Você deve levá-lo ao especialista para que ele possa  prescrever o tratamento de desparasitação correspondente.

Muitas vezes é comida, mas obviamente não é a única causa possível.

Pode ser também vermes, parasitas, alergias alimentares, doenças inflamatórias intestinais e outras que causam doenças em um cão.

Logo descobrir as causas é importante e também pedir ajuda ao veterinário para esclarecer qualquer dúvida. Há coisas que podemos fazer para ajudar um cão doente.

O que dá para cachorro com diarreia?

cachorro doente

  • Conhecer os sintomas, por exemplo, se um cão vomitar não significa que está doente, às vezes é devido a algo que não deveria ter ingerido e depois o expele. Beber água muito rapidamente o sufoca e faz com que  vomite. Isso é bastante comum de ocorrer;
  • Os sintomas reais são diarreia constante ou fezes muito soltas, vômitos constantes a qualquer momento após comer junto com a desidratação. Para verificar a desidratação, você deve pressionar um dedo nas gengivas do cão e, se permanecer em branco por um segundo após a liberação, não será desidratado. Às vezes ele não quer comer porque está doente. Às vezes, uma lesão pode deixá-lo doente. Verificar sua energia para ver se está se movendo normalmente é bom. Os possíveis sintomas de que está doente são perda de pelagem, tosse, sangue na urina, sangue nas fezes e arranhões constantes.
  • Não deixe ele comer por 24 horas. Se o cão não apresentar sintomas graves, como perda de pelagem, sangue na urina ou fezes, pode ser desnecessário ir ao veterinário. As doenças que um cão sofre nem sempre são graves. Às vezes, pode ser algo que ele tomou e causou mal estar. Ou é a comida que comeu. Não alimente o cachorro por 24 horas, dê água se estiver bem. Dessa maneira, o que causou a doença no estômago será eliminado do sistema.
  • Alimente-o com frango e arroz após 24 horas sem alimentos no corpo. Frango e arroz ajudará a corrigir a dor no estômago do animal. O frango deve estar sem pele e cozido com arroz branco comum. Com isso, você alimentará o cão pelas próximas 24 horas ou até que os sintomas comecem a desaparecer. Se não melhorar em alguns dias, leve-o ao veterinário.
  • Mudança na comida de cachorro? Se a dieta do cão foi alterada recentemente, provavelmente pode explicar por que está doente. Primeiro de tudo, você não pode simplesmente mudar um alimento imediatamente, isso deve ser feito gradualmente. A comida velha é misturada com a comida nova; se isso for feito e você permanecer doente, pode ser alérgico à comida. É melhor voltar à dieta anterior e entrar em contato com o veterinário.
  • Alimente com iogurte de cachorro. O iogurte ajuda na digestão desses animais, além de destruir bactérias nocivas encontradas no sistema digestivo. Seria bom dar-lhe iogurte natural desnatado com alimentos para animais. Apenas uma colher de sopa por dia é suficiente.
  • Leve o cão ao veterinário imediatamente se os sintomas não melhorarem.

Quanto tempo dura a diarreia de um cachorro?

cachorro doente

Por outro lado, quando a falta de apetite é acompanhada de vômito, diarreia e / ou perda de peso isso deve alertá-lo.

Se o cão estiver feliz e vital, apesar do vômito, ele precisará jejuar por 24 horas, além de beber pouca água, mas com frequência. Se, por outro lado, apresenta náusea persistente, o cão está com febre ( superior a 38,5-39 ºC ) e a probabilidade de sofrer algum tipo de inflamação ou infecção é baixa. Ainda mais se o vômito contiver sangue.

Se seu animal de estimação perdeu peso, pode ser um sinal de disfunção cardíaca ou hepática, diabetes ou um problema intestinal.

Pode dar soro caseiro para cachorro?

Os cães se desidratam facilmente, devido à perda de líquidos correspondente a diarreia ou vômito, por isso é muito importante que saibamos diferenciar os sintomas da desidratação, pois isso nos dirá exatamente quando o animal precisará ser hidratado.

É importante sempre consultar o veterinário.

O que é bom para hidratar o cachorro?

Os cães podem desidratar-se facilmente, principalmente se tiverem vômito ou diarreia, por doença ou indigestão. O problema surge porque muitos proprietários não sabem como hidratá-los rapidamente e isso pode ser perigoso para eles.

Ao verificar sua saúde, siga estas dicas para hidratar rapidamente seu cão:

Dê ao seu cão muita água limpa e fresca : coloque vários recipientes de água por toda a casa e verifique constantemente se o seu animal de estimação ingeriu o líquido. Encha-os sempre que puder e mantenha-os limpos diariamente para evitar o crescimento de bactérias.

Suplementos com eletrólitos : Você pode usar produtos como soro de leite para crianças, de preferência aquele que não tem sabor. Misture o produto com a água para garantir que consome os eletrólitos essenciais para ajudar o cão a reidratar.

Frango ou canja de galinha : esse sabor fará com que você queira comer, além de deixá-lo com mais sede do que a comida normal e ajudá-lo a consumir mais água, principalmente se lhe dermos caldo de galinha ou carne. Lembre-se de que eles devem estar sem sal e não adicionar temperos.

Outros sintomas de que seu cachorro está doente

cachorro doente

Existem outros sinais que revelam que um cão está doente e vamos listar mais brevemente abaixo:

  • Balançando a cabeça: Um corpo estranho está causando desconforto e pode atingir o ouvido interno. Não se esqueça de sempre limpar os ouvidos de dentro para fora .
  • Tosse. Leve-o ao especialista se ele não parar depois de dois dias.
  • Nódulos. Lembre-se de que um tumor benigno não tratado pode se tornar prejudicial.
  • Coçar. Se uma infestação parasitária ou uma patologia cutânea for compulsiva, elas são garantidas.
  • Falta de coordenação ou mancar. Pode indicar insuficiência cardíaca ou infecção.
  • Gemidos ou choro contínuo. Será evidente que seu animal de estimação está sofrendo.
  • dificuldade de respiração. Uma condição respiratória ou cardíaca pode ser sua causa.
  • Tremores Pode ser devido a otite grave ou patologia neurológica.
  • Gengivas Sua salubridade corresponde a uma cor rosa uniforme. Se você pressioná-los, eles devem retornar à cor anterior em apenas 2 segundos.
  • Pele. Deve ser limpa, macio e flexível. Para verificar, você pode tentar esticar a pele localizada atrás do ombro. Se após alguns segundos ele não retornar à sua posição original, você deve se preocupar.

 Sempre é bom ressaltar que não podemos automedicar ou administrar remédios caseiros que podem ser letais, principalmente se for um filhote.

Continue lendo:

Sobre AB Araujo

A Loja Agropecuária e Veterinária AB ARAUJO está no mercado há 29 anos, com ênfase na criação de Aves, Suínos, Bovinos, Equinos, Ovinos e Pet Shop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *