Complexo mineral: Importância da suplementação

Os animais têm pouca “sabedoria nutricional” e são capazes de escolher uma ração palatável de baixa qualidade em detrimento de uma nutritiva, mas não palatável, mesmo a ponto de morrer de fome. Por isso, a importância da suplementação mineral.

O que é suplementação mineral?

Os minerais desempenham um papel importante no metabolismo do animal e no metabolismo ruminal, desempenhando diferentes funções, desde manter a boa saúde até melhorar a fertilidade, a produção de leite e carne.

É importante saber que  suplementação deve estar completo, contendo os minerais que o animal necessita em suas proporções corretas, garantindo o equilíbrio entre um e outro, pois a falta ou excesso de um elemento pode prejudicar a assimilação de outros nutrientes.

Mistura mineral para aves

A lógica é que a exigência de minerais para manter ou perder peso na seca é tão baixa que o pouco que ela tem na grama já resolve.

O conceito importante é o seguinte: Quanto maior a produção, maior a necessidade de nutrientes, minerais e vitaminas para aves.

Portanto, o tempo para se preocupar mais com a suplementação mineral está nas águas. Na seca, é preciso também, mas usar sal com ureia e proteína, resolvendo o fator mais limitante primeiro

Poliforte é um suplemento vitamínico com aminoácidos em pó solúvel indicado para atender as necessidades das aves.

Mistura mineral para bovinos

As necessidades de sal mineral variam de acordo com o estado do animal e o peso. Em geral, pode-se dizer que o consumo diário deve estar entre 80 e 100 gramas.

É bom lembrar que, sem uma mineralização correta, o animal não desenvolverá todo o seu potencial, por isso é aconselhável avaliá-lo por um especialista para indicar a melhor mistura para o rebanho.

Fosbovi é um suplemento mineral pronto para uso indicado para aumento de desempenho de bovinos de corte na fase de engorda. Basta abrir o saco do Fosbovi e despejar no cocho.

Qual mineral é mais importante para o bovino?

Os sais minerais são um elemento extremamente importante em qualquer fazenda destinada à produção de leite e / ou carne, uma vez que exercem ações importantes no metabolismo e nutrição do organismo.

Portanto, mantêm a saúde, estimulam o crescimento e promovem alto rendimento de produção. A pouca atenção à suplementação mineral na ração leva a um aumento nas possibilidades de doenças e problemas reprodutivos.

A deficiência mineral por um longo período pode causar o que é chamado de “doença por deficiência”, que envolve tratamento dispendioso e pode ser evitado através de uma boa suplementação mineral.

Os requisitos minerais para reprodução e gravidez são pequenos se comparados aos requeridos para o crescimento e a produção de leite.

Qual a importância do sal mineral para o gado?

É por isso que é necessário suplementar com minerais completos para garantir uma boa nutrição mineral. É necessário garantir que o mineral seja fornecido diretamente aos animais de acordo com o método a ser utilizado.

Minerais na água, em misturas, lambidas, injeções orais, preparações de rúmen e injeções subcutâneas, são geralmente os métodos mais econômicos. As vantagens e desvantagens são discutíveis.

Qual a diferença entre sal mineral e sal proteinado?

Os macro minerais mais importantes são:

Cálcio (Ca), Fósforo (P), Magnésio (Mg), Enxofre (S), Sódio (Na), Cloro (Cl) e Potássio (K).

E os micro minerais: Ferro (Fe), Zinco (Zn), Cobre (Cu), Iodo (I), Manganês (Mn), Flúor (F), Molibdênio (Mo), Cobalto (Co), Selênio (Se), Cromo (Cr), Níquel (Ni), Vanádio (V) e silício (sim).

Normalmente, esses elementos fazem parte da mistura mineral disponível comercialmente, mas é importante comprar o produto de empresas adequadas e, em caso de dúvida, coletar a amostra do produto e enviá-lo para análise.

Continue lendo:

Sobre AB Araujo

A Loja Agropecuária e Veterinária AB ARAUJO está no mercado há 29 anos, com ênfase na criação de Aves, Suínos, Bovinos, Equinos, Ovinos e Pet Shop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *