Confinamento de gado: funcionamento, peso, custo

“Confinamento” é o sistema de criação de bovinos em que lotes de animais são encerrados em piquetes ou currais com área restrita, e onde os alimentos e água necessários são fornecidos em cochos.

É muito importante que as pessoas envolvidas na criação de gado conheçam e compreendam seu comportamento natural, para facilitar seu trabalho e evitar acidentes.

E quando se trata de confinamento de gado é importante  garantir que os animais não sofram estresse ou adquiram doenças devido a manuseio incorreto, design e construção incorretos de mangas e canetas, e porque desconhecem suas preocupações.

A maioria dos produtores, ao contrário de anos atrás, está ciente da necessidade de produzir animais para viver em boas condições, pois isso se reflete nos benefícios de seus sistemas de produção.

Um animal bem alimentado e cuidado, que vive em boas condições, é sinônimo de alto rendimento.

Este bem-estar significa que depende de muitos fatores, tais como animais de saúde, a gestão, as interações sociais entre os animais e a possibilidade de realizar certos padrões de comportamento.

 O que é o sistema de confinamento?

Confinamento de gado

Existem diferentes métodos de contenção que são executados para impedir ou limitar os movimentos defensivos instintivos dos bovinos. Estes destinam-se a preservar a segurança do vaqueiro ou veterinário.

Os processos que são usados ​​para segurar ou manusear o gado com mais conforto também buscam que eles não sejam machucados ou feridos.

Existem 3 tipos: simples, físico e químico .

Como funciona o sistema de confinamento de gado?

Antes de implementar qualquer método de restrição, os especialistas recomendam conhecer e analisar o comportamento e o temperamento do gado, que na maioria dos casos está relacionado ao tipo de raça, criação e clima.

Como fazer um confinamento de gado de corte?

Força

Para o máximo em contenção e resistência, escolha uma cerca de alta resistência ao desgaste Solidlock. O design da cerca de nó fixo é a cerca mais forte e mais duradoura que você pode comprar.

Arame farpado, arame liso de alta resistência com eletricidade é a sua melhor opção. As cercas de campo de juntas de dobradiça são outras opções comuns para contenção de gado. Essas cercas devem ser construídas usando postes de madeira tratados ou uma combinação de postes de madeira e T.

Se você precisar separar um touro das vacas, será necessário usar um fio trançado vertical de seis polegadas para espaço de arame ou fios adicionais de arame farpado ou liso de alta resistência à tração. Adicione um fio eletrificado ao topo da cerca para obter a melhor contenção. Este fio superior eletrificado também pode ser usado para alimentar cercas divisórias portáteis para pastagem rotacional.

Espaçamento

O espaçamento entre postes é outro aspecto importante a ser considerado, para aplicações de gado / bisonte, recomendamos 16 a 20 pés. O espaçamento entre os fios de linha em sua cerca de arame entrelaçado deve ser de no mínimo seis polegadas para áreas lotadas ou, quando se deseja força extra, 12 polegadas é suficiente para pastagens.

Altura

  • A cerca de gado precisa ter pelo menos 48 “de altura para conter adequadamente o gado.
  • A cerca do bisonte precisa ter pelo menos 60 “de altura para conter adequadamente o bisonte.

Quantos metros quadrados precisa para cada boi em confinamento?

O ideal é que o produtor coloque um confinamento com a metragem de 15 metros quadrados por animal.

Qual o peso ideal para entrar no confinamento?

O peso ideal para o boi entrar no confinamento é no mínimo 360 kg, e no máximo 420 kg.

Quanto um boi come por dia no confinamento?

O parâmetro para a alimentação do gado no confinamento é o milho e o farelo de soja. O tratamento é de primeira e a comida é servida cinco vezes por dia.

Qual o custo de um boi em confinamento?

 O programa, então, é fazer um confinamento de bois, cujo peso de entrada será de 400 kg, com um custo dia de alimentação de R$ 7,00.

Continue lendo:

Sobre AB Araujo

A Loja Agropecuária e Veterinária AB ARAUJO está no mercado há 29 anos, com ênfase na criação de Aves, Suínos, Bovinos, Equinos, Ovinos e Pet Shop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *