Criação de cavalos: Estrutura, raças e alimentação

cavalo

Neste artigo descubra como funciona a criação de cavalos e saiba quais as principais raças de cavalos no Brasil.

O que é equinocultura?

Os cavalos são animais deslumbrantes e que chamam a atenção. Mas também são um ótimo segmento do qual o empresário ou produtor rural pode investir.

Isso porque os cavalos podem ser usados para várias finalidades: recreação, esportes, negócios, agricultura, mas também para fins nutricionais.

A equinocultura é uma prática humana que tornou-se generalizada desde os tempos antigos e que tem várias finalidades.

Qual é o nome da criação de cavalos?

A criação de cavalos recebe o nome de equinocultura. Se deseja investir neste segmento saiba que pode ser uma ótima escolha. Pois os cavalos tem um altíssimo valor de mercado, e você pode ganhar dinheiro comercializando determinadas raças de cavalo. Mas para isso é necessário investimento.

Proporcionar a você um espaço ideal, comida, higiene e exercícios, são as principais considerações ao criar cavalos. Dependendo do animal, o cavalo pode viver de 25 ou 30 anos. Ou seja, um longo período.

Estrutura de uma criação de cavalos

O espaço ideal para que o animal fique à vontade, é melhor pensar em um hectare de grama para onde ele possa se mover. Será cuidadosamente cercado e sem arames farpados. É muito importante controlar que espécies tóxicas não cresçam ao redor.

É o caso de capim, samambaias, louro, rabo de cavalo, mamona e sorgo. O cavalo é um animal herbívoro que geralmente pasta muitas vezes ao dia em pequenas quantidades.

Portanto, é vital ter cuidado com o que cresce em sua área de deslocamento. Um elemento a considerar antes de decidir criar um cavalo é o espaço que será dado. Você deve ter um abrigo que o proteja de possíveis intempéries e de onde possa dormir.

Você terá que manter este local limpo, remover as fezes diariamente e fornecer um local que sirva de cama. Com o objetivo de descansar, as possibilidades podem ser: palha, mais econômica, mas com elementos fúngicos que podem adoecer o animal; Lasca de madeira: mais higiênica, mas um pouco mais cara. Finalmente, uma boa opção é usar o cânhamo.

Raças de cavalos

Todos os cavalos têm múltiplas características comuns que não são suficientes, no entanto, para agrupá-los em uma única raça. Em particular, existem mais de 300 raças de cavalos que variam de acordo com dois fatores:

  1. Temperamento (em sangue frio, sangue quente e sangue ardente)
  2. Corpo (dolicomorfi, mesomorphic e brachimorph)

A isto foi acrescentada a intervenção do homem que, ao longo dos séculos, interferiu na mãe natureza para criar raças de cavalos  que melhoraram e fortaleceram certas características dos cavalos. A raça é particularmente importante para entender as necessidades únicas e, em seguida, proceder ao seu canil. Também é importante que diz respeito à sua alimentação também usando a alimentação  apropriado

As raças de cavalo mais comuns no Brasil são:

  • Árabe;
  • Anglo-árabe;
  • Puro Sangue Inglês (PSI);
  • Puro Sangue Lusitano (PSL);
  • Mangalarga. Mangalarga Marchador;
  • Quarto de Milha;
  • Andaluz;
  • Appaloosa;
  • Brasileiro de Hipismo;
  • Crioulo;
  • Bretão;
  • Campolina;
  • Pampa, entre outros.

A campolina, por exemplo, é uma das raças de sela mais procuradas e valorizadas da atualidade. Já o mangalarga, considerado o principal cavalo de sela do mundo

Alimentação da criação de cavalos

Sendo um animal pastando , o cavalo ingere poucas quantidades muitas vezes ao dia. A comida certa consiste em fardos de feno, alfafa ou misto .

É bom enriquecer esta refeição com preparações industriais que fornecem as vitaminas necessárias. Um animal pesando 450 kg, tamanho médio, ingere cerca de 9 a 10 kg de alimento por dia .

No entanto, o ideal é consultar um veterinário. Será ele quem indica a comida certa, de acordo com o peso e o exercício que realiza.

Um ponto importante é cuidar para que não falte água fresca e limpa. O balde deve ser preenchido pelo menos duas vezes por dia. Vamos levar em consideração que você bebe entre 15 e 30 litros de água diariamente.

Reprodução da criação de cavalos

Para os donos de cavalos, a ideia de criar sua própria égua é muito atraente, a possibilidade de ter um potro com qualidades semelhantes às de sua mãe ou melhor ainda, tem muitas atrações.

Antes de tomar a decisão de criar, é essencial ter conhecimento prévio sobre o comportamento durante a reprodução normal, o que deve acontecer durante o parto, bem como o comportamento e desenvolvimento de um potro recém-nascido.

Por esse motivo, para um iniciante, provavelmente é melhor procurar ajuda profissional para descobrir essas questões.

As éguas têm uma estação natural de reprodução, o aumento da luz estimula os centros dos receptores no cérebro, que por sua vez desencadeiam a produção de hormônios reprodutivos.

Esses hormônios iniciam o padrão de períodos comuns de “calor” que caracterizam a estação reprodutiva a cada primavera. Esses períodos continuarão durante o verão e cessarão durante o outono.

Ao aumentar artificialmente a quantidade de luz, por exemplo, usando luzes elétricas em um estábulo, é possível iniciar a estação de reprodução com antecedência.

Essa prática é comum quando se trata de produzir potros o mais próximo possível de 1º de janeiro, que é o aniversário oficial de todos os cavalos de corrida.

Investimento inicial de criação de cavalos

Os cavalos são animais que necessitam de espaços grandes. Para quem deseja criar, alguns aspectos são importantes. Leve em conta os seguintes pontos:

  • Mercado;
  • Estrutura;
  • atendimento ao cliente;
  • e conhecimento relacionado à criação de cavalos.

Somente paixão pode não ser o fator primordial para determinar o seu sucesso.

Por isso, antes de mais nada, deve-se pensar na estrutura do espaço para o bem estar do animal.

Qual é o preço de um cavalo de raça?

Há diferentes raças de cavalos, por isso o preço de compra varia muito. É porque alguns cavalos têm alto valor no mercado. Hoje, o preço de um cavalo pode variar de R$ 1 mil a R$ 1 milhão. Nesse sentido, raça, linhagem e títulos do anima fazem a diferença.

valor de venda desses animais, além da raça, depende de fatores. Qual a raça? Qual o objetivo – esporte, recreação ou criação? Onde será estabulado?

Resumo do Artigo
Criação de cavalos: Estrutura, raças e alimentação
Título do Artigo
Criação de cavalos: Estrutura, raças e alimentação
Descrição
Neste artigo descubra como funciona a criação de cavalos e saiba quais as principais raças de cavalos no Brasil.
Autor
Empresa
AB Araujo
Logo da Empresa

Continue lendo:

Sobre AB Araujo

A Loja Agropecuária e Veterinária AB ARAUJO está no mercado há 29 anos, com ênfase na criação de Aves, Suínos, Bovinos, Equinos, Ovinos e Pet Shop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *