Criação de Codornas: Guia com tudo que você precisa

Coturnicultura é a criação de codornas para produção de alimentos, notadamente a carne e ovos.

Criação De Codornas

Neste artigo saiba como começar a criar codornas, entenda o manual Embrapa e descubra quais são os principais cuidados na avicultura para criação de codornas.

Investimento inicial para criação de codornas

criação de frango

A prática de criar codornas é cada vez mais popular. É uma tendência que vem aumentando nos últimos anos.

Codornas são aves de grande inteligência e capacidade de socialização. No entanto,  também são animais que precisam de higiene e uma boa dieta para ter bem-estar e saúde.

Também é essencial conhecer os cuidados essenciais para preservar essas aves em perfeitas condições físicas.

As codornas vêm do continente europeu. Elas são inconfundíveis por causa de seu corpo arredondado e pequeno, embora tenham asas longas que lhes permitam voar distâncias consideráveis. Codornas têm a anatomia perfeita para realizar migrações entre diferentes continentes.

Sistema de Criação de Codornas

De acordo com o documento publicado pela Embrapa, intitulado “Perguntas e respostas sobre criação de galinhas e codornas na agricultura familiar do Meio-Norte”, sob organização de Teresa Herr Viola, entenda os principais tópicos sobre a criação de codorna.

A primeira vantagem de criar codornas é devido ao seu tamanho. Elas são pequenas, e em qualquer lugar podem colocar ovos. Segundo o Manual Embrapa, as codornas são aves menores, logo necessitam de menos espaço na propriedade.

O crescimento e a produção das codornas são mais rápidos e possibilitam um rápido retorno ao investimento. As codornas para corte estão prontas para abate em 5 a 6 semanas.

Além disso, as codornas têm alta taxa de postura, elevada rusticidade, baixo consumo alimentar e precocidade sexual.

E diga-se de passagens, ovos de codorna  são muito bons, agradam o paladar de muitas pessoas, por isso ovos para comercialização são indicados.

Confira outras dúvida comuns sobre criação de codornas:

  • Alimentação: conforme documento da Embrapa, no mercado existe ração própria para codornas, com os níveis nutricionais adequados a essa espécie.
  • Ovos: são que nem as galinhas poedeiras. As codornas poedeiras produzem um ovo por dia. As codornas produzem ovos a partir dos 45 dias de vida e a vida útil de produção de ovos é até a 40ª semana de idade.
  • Local de criação: A criação das codornas pode ser feita em gaiolas ou em galpões.
  • Vacinação: A vacinação é uma prática fortemente recomendada para prevenção e controle de doenças.

Como devo cuidar das codornas?

Também vale a pena notar a coloração da plumagem da codorna. Eles geralmente exibem plumagem preta, marrom e tons de marrom. Com isso, elas conseguem se camuflar perfeitamente na vegetação rasteira e se proteger de possíveis predadores.

É interessante saber quais são as diferentes raças de codornas que podem ser encontradas em fazendas. As variedades mais comuns são Pharaon, Giant White, Blue Valley e Gambel. Cada uma dessas variedades tem suas peculiaridades em relação às suas possibilidades reprodutivas.

Não esqueça as peculiaridades de cuidar dessa ave. 

É necessário manter a temperatura e as modalidades de luz corretas, bem como uma dieta correta.

Crescimento, desenvolvimento, produtividade, saúde e reprodução de codornas dependem do regime de iluminação.

Um dia para eles deve durar até 20 horas. A cobertura de 24 horas aumenta a produção de ovos, mas as codornas geralmente passam fome e os tempos de produção são reduzidos. Em um dia claro, até 17 horas, a produção de ovos diminui devido à falta de comida.

Importante! Você não pode usar iluminação intensa em casa, pois os pássaros podem se pegar de fome.

A temperatura ideal para as codornas é de 22 ° C. No inverno, a temperatura não deve cair abaixo de + 10 ° C. A umidade deve ser mantida em 70%. Para prevenir a infecção por várias doenças, a célula deve ser limpa regularmente.

A limpeza diária da cama é particularmente necessária. Uma vez a cada três meses, é necessário desinfetar e limpar a gaiola.

Codornas devem ser transplantadas em outro local e a célula lavada com uma solução de detergente quente. A poluição é bem limpa com uma escova. Em seguida, a célula é lavada e seca. Para liberar codornas dos ectoparasitas, eles devem ser banhados uma vez por semana na grande areia do rio.

O bem estar da codornas

Finalmente, você deve comentar algo sobre o ambiente no qual você pode ter codornas.

São animais que, embora possam estar soltos na fazenda ou no incubatório é preferível que eles tenham gaiolas onde possam colocar seus filhotes.

Esses habitats acabarão se transformando em lares de codornas, os cantos onde eles podem se sentir seguros e onde podem descansar em segurança.

Dicas para criação de codornas

Para começar com uma fazenda de codornas, certos elementos são necessários de acordo com a quantidade de codornas que você deseja criar. Varia muito se for para consumo doméstico ou se for para venda, mas é definitivamente baseado em:

  • Gaiolas em aço ou malha galvanizada muito resistentes
  • uma incubadora
  • umidificador
  • um desumidificador
  • Uma fonte de calor
  • um termômetro
  • Palha
  • Desinfetante para limpar e desinfetar as gaiolas
  • eletricidade
  • Água potável

Codorniz:

  • Ovos de codorna para incubação
  • Casais de codornas

Para sua comida:

  • comida de codorna
  • sementes
  • vegetais folhosos

Incubação de ovos de codorna

As instruções anteriores de criação de células foram projetadas para o cultivo de aves adultas.

Para codornas jovens, é necessário comprar uma incubadora. As incubadoras estão disponíveis em diferentes tipos de estruturas, mas devem estar equipadas com um termorregulador e ter isolamento térmico. Também é necessário virar os ovos automaticamente, mas você pode fazer isso sozinho.

Criação De Codornas

Recomendamos o cultivo de um pequeno número de codornas, pois é mais fácil trabalhar com elas. Incubadoras domésticas projetadas para 280 ovos podem ser usadas.

Não conte com o fato de que, se você colocar 100 ovos em uma incubadora, o mesmo número de filhotes aparecerá. O desenvolvimento do embrião não pode ir tão bem quanto deveria, ou seja, apenas cerca de 75% dos filhotes eclodem saudáveis.

Antes de colocar os ovos na incubadora, é necessário prepará-lo. Despeje água na bandeja. Essa bandeja está embaixo dos ovos. Acima do tanque de água, há uma churrasqueira. Nele e coloque os ovos de codorna.

Escolha dos ovos de codorna para incubação

  1. O peso do pássaro reprodutor deve ser de 15 g.
  2. O peso do pássaro que vai para a carne é 13 g.
  3. O índice de forma é de 70%.
  4. Ausência de defeitos na casca, isto é, irregularidades ou crescimentos.
  5. A superfície deve ser opaca.

Os ovos também devem ser visualizados através de um ovoscópio. Então você pode determinar se há sangue nos ovos. Além disso, gema e proteínas não devem ser misturadas.

Com a ajuda de um ovoscópio, é possível determinar a posição ou tamanho incorreto do tubo interno.

Alimentação das codornas

Para ser saudável, a codorna precisa de uma dieta rica e variada.

Deve ser é rico em proteínas, depois salada caseira e legumes, grama fresca, depois misturo com farinha, farelo, milho, arroz quebrado e alguns multivitamínicos na bebida . Se eles ficam em um aviário, onde no fundo da terra também comem insetos pequenos em silêncio.

O ambiente que as codornas vivem

Codornas que vivem em ambientes domésticos devem ser alimentadas com misturas variadas de milho. Uma boa dieta para codornas deve ser capaz de ajudar na digestão e oferecer uma boa quantidade de proteínas, carboidratos e gorduras.

Para complementar a alimentação de codornas, é possível usar alface, milho doce, arroz, etc. No inverno, é aconselhável aumentar a ingestão de proteínas de codornas.

Normalmente, os filhotes são alimentados com mingau usando conta-gotas ou seringas. Por fim, as codornas têm uma grande capacidade de adaptação durante a alimentação. No entanto, é essencial não deixar ao alcance dessas aves substâncias que podem causar danos por serem altamente tóxicas.

A higiene das codornas

No entanto, as codornas são fáceis de cuidar quando se trata de higiene porque são animais que, por natureza, procuram se manter limpos.

Mas como em qualquer ave, a codorna corre o risco de ser afetada por parasitas externos e externos. Essa classe de microorganismos se reproduz com simplicidade e se espalha rapidamente com simplicidade entre os espaços das fazendas onde as codornas estão concentradas.

Portanto, é essencial limpar as gaiolas ou habitats dessas aves duas ou três vezes por semana. Também é aconselhável limpar conscientemente o recipiente onde os animais jogam suas fezes diariamente.

A limpeza das gaiolas das codornas

É importante que nenhum resíduo de fezes ou alimentos se acumule no chão da gaiola, na calha ou no alimentador de pássaros. Além disso, todos os elementos utilizados para o tratamento de codornas devem ser cuidadosamente higienizados para minimizar o risco de bactérias, fungos e vários germes.

Uma prática valiosa é observar cuidadosamente a plumagem e as pernas da codorna. Assim que qualquer ferida for detectada uma mudança radical na aparência, cor ou textura, um veterinário com vasta experiência em cuidados com aves deve ser chamado imediatamente.

É importante oferecer uma dieta equilibrada às codornas, para que elas tenham saúde e bem-estar físico. Os nutrientes que essas aves obtêm de sua dieta os ajudam a ter um sistema imunológico eficiente e, assim, a prevenir várias doenças.

Criação de codorna caseiro

O cultivo de codornas em casa é uma alternativa às galinhas, e também é uma forma de alavancar a produção de ovos.

O interesse em codornas de criação surgiu na China antiga. Os chineses acreditavam que essa era uma fonte de alimento e ingredientes preciosos para poções medicinais.

Tornou-se popular no Japão por criar codornas. Cientistas japoneses demonstraram a utilidade das codornas como um produto alimentar, e atualmente elas são criadas para consumo e para empresas.

Os ovos e as carcaças agora são caros e produzem fertilizantes orgânicos para o jardim a partir de resíduos de aves.

Criação de codornas poedeiras

ovos de codorna

Para produzir ovos férteis, os machos são colocados juntos com as fêmeas para que a fertilização ocorra. Além disso, o canto dos machos estimula a posição do ovo. Esses animais são colocados em gaiolas na proporção de 4 fêmeas por macho para obter ovos ou aves produtoras de carne.

Esses animais tendem a se estressar com facilidade e reduzir a produção, portanto, verificações diárias, limpeza e lavagem de fontes, evacuação de excrementos e coleta de ovos devem sempre ser feitas ao mesmo tempo, mantendo a paz em casa.

Para a produção de ovos, é necessário o seguinte modo de iluminação: a luz acende de 6 a 23 horas.

Esta é a maneira ideal de obter um ovo de incubação. Codornizes crescentes para engorda, é necessário seguir outro método: o modo leve para os machos deve ser de 10 horas e para as fêmeas – 12 horas. Se você mantiver as codornas de ambos os sexos – 11 horas.

Criação de codorna para corte

Para a criação de codorna para corte, recomenda-se a seguinte estrutura de alojamento:

  1. A altura da gaiola não deve exceder 20 cm. Codornas geralmente saltam no ar e às vezes podem ser feridas.
  2. Ela deve ter uma bandeja especial para receber os ovos e também deve haver um recipiente especial para a ninhada. Isso reduzirá o risco de doenças e contaminação por codornas. O ângulo de inclinação para a montagem do ovo deve ser em torno de 10 °.
  3. Os elementos básicos da gaiola devem ser feitos de malha galvanizada e metal.
  4. A área de aterrissagem das aves deve ser aproximadamente a mesma – 10 aves por 0,2 m² / m.
  5. As dimensões da gaiola devem ser de 100 cm por 40 cm. Para codornas, que serão usadas na carne, as dimensões devem ser 5 cm maiores.
  6. A altura da parede traseira deve ser de aproximadamente 20 cm e a altura frontal de 25 cm, enquanto a parede frontal é uma porta. É melhor corrigi-lo com o fio.

O que achou do nosso texto sobre criação de codornas?

Resumo do Artigo
Criação de Codornas: Guia com tudo que você precisa
Título do Artigo
Criação de Codornas: Guia com tudo que você precisa
Descrição
Saiba como começar a criar codornas, entenda o manual Embrapa e descubra quais são os principais cuidados na avicultura para criação de codornas.
Autor
Empresa
AB Araujo
Logo da Empresa

Continue lendo:

Sobre AB Araujo

A Loja Agropecuária e Veterinária AB ARAUJO está no mercado há 29 anos, com ênfase na criação de Aves, Suínos, Bovinos, Equinos, Ovinos e Pet Shop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *