Criação de gado [Como funciona, investimento, importância]

A criação de gado trata-se de uma atividade com desenvolvimento em área rural, objetivando o comércio de bovinos.

Neste artigo você acompanha informações a respeito da criação de gado, e como funciona. Acompanhe o texto!

O que é criação de gado?

A pecuária é uma atividade ligada à criação de gado e outros animais. De fato, existe sempre uma grande dúvida quanto área a ser utilizada para criar o gado de forma lucrativa.

A criação de gado trata-se de uma atividade com desenvolvimento em área rural, objetivando o comércio de bovinos.

Como é a criação de gado bovino no Brasil?

A pecuária do Brasil está relacionada a criação de gado bovino.

A bovinocultura no Brasil é, de longe, a atividade econômica que ocupa a maior extensão de terras atualmente. Tanto é que o Brasil tem o segundo maior rebanho bovino do mundo.

Sendo assim, a pecuária no brasil é um dos principais pilares econômicos.

Qual a finalidade da criação de gado?

A criação de gado tinha como objetivo suprir o mercado interno.

Para se ter uma dimensão de quanto a criação de gado cresceu, há 40 anos tínhamos metade do rebanho que temos hoje. Isso se deve a boas práticas de manejo e a inserção da tecnologia do mercado de rebanho.

Quem trabalha na criação de gado?

Chama-se de pecuarista aquele que trabalha com a criação de gado.

Como funciona criação de gado?

A criação de gado de corte pode significar independência financeira e excelentes lucros.  A criação de gado de corte normalmente requer cercas, fontes de sombra e de água. A criação de gado de corte significa o conjunto de raças bovinas destinadas ao abate.

Qual a importância da criação de gado?

A criação de gado para a produção de carne é muito importante para a economia brasileira. Quando o assunto é pecuária no Brasil, a produção de gado de corte é destaque

Qual o lucro na criação de gado?

Para um bom lucro é necessário uma boa infraestrutura da fazenda e animais de boa genética. Por isso, muitos produtores tem investido em tecnologia de ponta para assim ter bons resultados.

Primeiro vamos deixar claro que não existe regra para você ganhar dinheiro com a criação de gato.

Se for vender, isso vai depender muito da arroba do gado.

Por exemplo, o kilo pode variar de R$ 130 a R$ 160.

Criar gado de corte em confinamento pode ser um bom investimento e com ótimo lucro. Mas neste caso, é sempre bom lembrar do investimento necessário na alimentação do gado.

Claro que quanto mais espaço para criar cabeças de gado, melhor, e também valor investido em tecnologia. É preciso compreender todas as etapas para  a criação de gato para então iniciar neste segmento.

Assista ao vídeo abaixo do canal Agrishow Feira uma entrevista com o Aedson Pereira  sobre as principais tendências na produção da pecuária bovina no Brasil e descubra o grande potencial da criação de gado.

Como iniciar criação de gado?

Quem deseja ter a sua independência financeira através da criação de gado, pode investir nessa área. Porém, é válido lembrar nos investimentos necessários. Mesmo com crises econômicas seguidas, segue o Produto Interno Bruto do agronegócio está sempre aumentando. Pense no seguinte:

  • investimento para compra de gado;
  • Encontre a propriedade ideal;
  • Escolha da raça
  • defina: Gado de corte ou gado de leite?
  • Mão de obra qualificada
  • Bem-estar animal e nutrição
  • Sistemas de pasto ou confinamento

Qual a área para uma criação de gado dar retorno lucrativo?

De fato existe sempre uma grande dúvida quanto área a ser utilizada para criar o gado de forma lucrativa.odos os tipos de criação de gado são lucrativos, sendo que o corte é uma das modalidades de criação de gado mais “comum”, mas isso depende muito da área.

E iniciar uma criação de gado de corte pode significar retorno financeiro para muitos produtores.

Mas isso depende muito da área. Pode-se começar em pouco terreno com algumas cabeças de gado e depois ir ampliando.

Quais são as formas de criação de gado?

As Práticas de criação mais comuns do gado são as intensivas e extensivas. Abaixo vamos falar mais a respeito de cada uma delas.

Sabemos que a carne de excelente qualidade é resultado da criação de gado de forma natural, com amplo espaço. Conheça os dois tipos mais predominantes: criação de gado extensiva e criação de gado intensiva.

O que é criação de gado extensiva?

O Gado de Corte é aquele que melhor se adequá a Pecuária Extensiva justamente porque geralmente precisa de mais liberdade e espaço. Exemplo de criação de gado em agropecuária extensiva.

Produção de leite em agropecuária intensiva, com recursos tecnológicos e confinamento. Estima-se, que no Brasil, a pecuária extensiva é responsável por cerca de 93% do rebanho bovino.

Características da criação de gado extensiva

  • Investimento em procedimentos tecnológicos;
  • Emprego da manipulação genética;
  • Baixa necessidade de mão de obra;
  • Mão de obra mais qualificada;
  • Uso da Inseminação artificial;
  • Maior modernização

O que é criação de gado intensiva?

Pecuária intensiva se baseia na criação do gado em uma pequena área, porém no confinamento e adoção de procedimentos tecnológicos, incluindo manipulação genética, inseminação artificial, entre outras estratégias de produção.

Os custos para manter a criação de gado intensiva são bem altos. Neste caso, não recomenda-se para quem não tem muito valor a investir.

Boas práticas de criação de acordo com a Embrapa

O bem-estar animal é um dos principais tópicos de interesse na produção animal moderna. Conforme publicação da Embrapa, ela diz o seguinte:

As Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte (BPA) referem-se a um conjunto de normas e de procedimentos a serem observados pelos produtores rurais, que além de tornar os sistemas de produção mais rentáveis e competitivos, asseguram também a oferta de alimentos seguros, oriundos de sistemas de produção sustentáveis.

Resumo do Artigo
Título do Artigo
Criação de gado: Como funciona e Investimento
Descrição
Neste artigo entenda como funciona a criação de gado e descubra se é lucrativo e qual é o investimento.
Autor
Empresa
AB Araujo
Logo da Empresa

Continue lendo:

Sobre AB Araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *