Criação de Galinha da Angola: Guia para Começar

Vamos neste texto falar mais sobre a criação de galinha da angola. Alguns também escrevem como, galinha dangola. Responderemos as principais dúvidas de nossos leitores sobre ovo, alimentação, ninho, se a galinha da angola voa. Saiba tudo acompanhando o texto.

Boa leitura!

Sobre a Galinha de Angola

As Galinhas de Angola são aves interessantes para se reproduzir. A criação de galinha também pode ser usada para reprodução de ovos, carne,  fins ornamentais, controle biológico e até guarda da propriedade, entre outros.

As Galinhas da Angola são aves domésticas, e mesmo se distinguindo da galinha caipira, ela também é usada para criação de muitos produtores.

Características da Galinha de Angola

Essa família de galliformes possui tronco delgado, asas de comprimento reduzido e penas no topo da cauda, ​​que são mais longas que a casa do leme e se projetam. As pernas têm tarso alto e forte, sem esporas. A cabeça é pequena, com a pele nua, com mais ou menos carúnculos.

Este ave tem uma plumagem preta ou azulada, com manchas brancas, cauda curta e pontiaguda. Tem uma crista óssea e uma cabeça nua. Ambos os sexos são muito parecidos à primeira vista.

Eles têm a capacidade e destreza de se esconder entre os prados e arbustos onde vivem, trocam de lugar quando são maltratados ou atacados e são considerados caçadores de grande valor para os caçadores.

Quando a Galinha de Angola começa a botar?

galinha d'angola

Vale destacar que a Galinha da Angola tem a sua origem no oeste da África central ao sul do Saara e, embora já fossem conhecidos pelos gregos e romanos. Mas só foram exploradas recentemente para competir com a carne de caça. 

A Galinha da Angola tem em média de 53 a 63 cm, dependendo da linhagem. Forma do corpo ovóide, pescoço fino, cauda inclinada para baixo e tarso com o polegar mais alto que os outros dedos.

A Galinha da Angola começa a botar ovos aos seis meses de vida e termina com um ano e meio de idade, chegando a botar oitenta ovos por ano.

Assista ao vídeo abaixo e descubra dicas valiosas para criar galinha d’angola.

Como é o ovo da Galinha da Angola?

O ovo da Galinha da Angola é muito semelhante fisicamente com o das galinhas caipirinhas tradicionais. Vale ressaltar que não é proibido comer ovos de aves, mas o que diferencia é que alguns ovos podem ter mais propriedades nutritivas que as outros ovos.

A fêmea, diferentemente das fêmeas de outras espécies de aves, é responsável pela fabricação do ninho para pôr seus ovos, no entanto, esses animais não usam galhos nem grama para a elaboração, preferem fazê-los em locais planos e abertos. As fêmeas geralmente colocam entre 7 e 17 ovos.

Em uma granja de galinhas, o processo de pintada e o tempo de incubação, diferentemente das galinhas poedeiras, levam de 25 a 30 dias, no processo normal de criação, já que quando são criados em fazendas, é comum ver que são removidos os ovos e leve-os a uma incubadora especial, isso faz com que o frango ponha mais ovos.

Durante o período de incubação, é comum observar que as fêmeas se alimentam de vermes, caracóis ou girinos, que podem ser obtidos próximo ao ninho, sem que isso leve ao abandono.

Galinha da Angola voa?

A Galinha d’angola é uma ave grande (53-58 cm) com um corpo. E sim, elas voam. Ela voam principalmente quando estão arriscas e sentem que estão em perigo.

Como fazer para galinha da angola não voar?

Como já falamos, a galinha da angola pode sim voar. Mas se você não vai mantê-los presos na maior parte do tempo, não se esqueça de cortar as asas.

Faça esse procedimento com cuidado, você pode cortar apenas a parte onde não há vasos sanguíneos.  É importante lembrar que, com o tempo, as penas voltarão a crescer e terão que diminuir novamente.

Quanto tempo leva para chocar um ovo de galinha de angola?

Sabe-se que o número anual de ovos por pintados de 160 a 180. Peso do ovo em 30 ou 35 semanas de 38 a 39 g. Peso do ovo às 55 ou 60 semanas de 51 a 52 g, e que a incubação dura de 26 a 28 dias.

Os melhores resultados são obtidos por inseminação artificial, o que significa ter as aves adultas em locais de ambiente controlado e instaladas em baterias.

Para saber a  diferença entre macho e fêmea deve-se levar em consideração que ambos os sexos têm a crista na cabeça, você pode observar como a crista do macho é mais grossa da base e mais nítida na ponta. No caso da fêmea, a crista é mais arredondada, uma espécie de coroa e um pouco mais delicada.

Qual a alimentação da Galinha da Angola?

Para ter uma boa criação é importante investir na alimentação balanceada na galinha da Angola. Por isso, indica-se, bebedouro para galinhas, Incubadora com lâmpada de aquecimento. Indica-se o consumo de grãos e hortaliças até insetos.

Nos primeiros meses de vida, o ideal é que as galinhas sejam alimentadas com ração especial para acelerar o seu crescimento.

Outra dica é fazer combinação de alimentos, como a ração com grãos e vegetais, por exemplo, alface, milho ou soja.

Quanto tempo vive uma Galinha Da Angola?

O tempo médio da galinha da angola é de sete anos. Claro que isso pode variar muito dependendo da forma de criação.

Mas quando se fala em produtividade, ela fica restrita ao máximo de quatro anos.

Como achar ninho de Galinha da Angola?

Na avicultura, os locais para botar ovos devem estar sempre limpos. Sujeira, umidade e odores desagradáveis ​​reduzem drasticamente a produção de ovos e podem causar doenças gastrointestinais.

Observe que ninhos artificiais de grafite não precipitam. Eles mesmos estabeleceram um local aconchegante podendo ser, debaixo dos arbustos ou na grama, e muitas e, às vezes, todas as fêmeas, põem ovos em um ninho.

Como cuidar de filhotes de Galinha da Angola?

Os filhotes de galinha da angola costumam ser muito agressivos. Ao nascerem, os filhotes devem ser colocados em viveiros para crescerem saudáveis. Indica-se alimentação balanceada, como escrita anteriormente.

Continue lendo:

Sobre AB Araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *