Criação de Galinha Poedeira: Tire suas Dúvidas

Quais são as melhores raças de galinhas poedeiras?

  • Raça de galinha Paraíso Pedrês (350 ovos por ano);
  • Raça De Galinha Legorne (300 por ano);
  • Raça De Galinha Silver-Spangled Hamburgs;
  • Raça De Galinha Sex Link (200 e 230 ovos ao ano.);
  • Raça De Galinha Australorp;
  • Raça de Galinha New Hampshire;
  • Raça de Galinha de Turken.

Criação de galinhas poedeiras é lucrativo?

Para alguns produtores da avicultura esta pode ser uma ótima ideia de negócio. Justamente porque a criação de galinhas poedeiras tem um bom mercado, pois o consumo de ovos aumentou consideravelmente nos últimos anos.

O ovo que por muito tempo era considerado um vilã para a nossa saúde, hoje faz parte do cardápio de muitas pessoas.

Essa mudança no estilo de vida, consequentemente fez crescer a procura por ovos. Quem está ligado neste mercado, aproveitou e investiu no mercado de galinhas poedeiras.

Mas nunca é tarde para investir nesse cenário. Sendo assim, este é sim um mercado lucrativo. Conseguindo fazer uma boa criação e produção, poderá ter bons resultados.

Criação de galinhas poedeiras caipiras

galinhas poedeiras

As galinhas poedeiras domésticas podem pôr um ovo a cada 25 a 28 horas. Claro que isso é muito variável.

No entanto, algumas circunstâncias podem fazer com que as galinhas parem de pôr ovos, incluindo o estresse ambiental, mudanças sazonais, problemas nutricionais, envelhecimento, muda e vinculação de ovos.

Por isso, é importante ter um bom local para que as galinhas poedeiras se sintam confortáveis e que  a sua alimentação seja balanceada.

Estresses ambientais

As galinhas estão conectadas ao seu ambiente e são sensíveis a mudanças. Uma nova gaiola, uma nova caixa de nidificação, falta de comida e água e visitas frequentes de predadores podem causar estresse na galinha, o que faz com que ela pare de por ovos.

Por isso, a indicação de um lugar limpo, com proteção contra intempéries e predadores  para se adaptar a um novo ambiente reduzirão o estresse e melhorarão a produção de ovos.

Mudanças sazonais

As galinhas poedeiras vão se sentir melhor em por ovos em temperaturas entre 7,22 e 26,6 graus C e precisam de cerca de 14 horas de luz. As galinhas vão desacelerar ou interromper a produção de ovos à medida que o inverno se aproxima, quando o tempo esfria e as horas da luz do dia diminuem.

A adição de luzes para o galinheiro aumenta a quantidade de luz e aquece o ar, favorecendo a produção de ovos.

Problemas Nutricionais

Segundo a Universidade da Flórida:

“galinhas poedeiras exigem uma dieta completamente equilibrada para apoiar a produção máxima de ovos ao longo do tempo. A nutrição inadequada pode fazer com que as galinhas parem de pôr”.

Manter uma dieta equilibrada para galinhas poedeiras é importante para uma boa produção. Além disso, as cascas de ovos são compostas de carbonato de cálcio.

A adição de suplementos de cálcio para alimentar a galinha melhorará o desenvolvimento da casca e a produção de ovos.

Idade

As galinhas começam a botar ovos por volta dos 6 meses de idade. No entanto, a produção começa a diminuir significativamente após três anos. Em 10 anos, um frango está colocando cerca de 10% do seu nível inicial de produção.

Faltando ovos

Uma diminuição nos ovos não poderia ser decorrente de uma diminuição na produção de ovos. As galinhas comem ovos, assim como cobras e outros predadores.

Além disso, estresse causarão quebra excessiva. As galinhas precisam de uma estrutura segura e de tamanho adequado para uma boa produção de ovos.

 Algumas dicas básicas:

  • Tenha um local para o número de galinhas poedeiras;
  • Indicado que seja feito de materiais impermeáveis .
  • Apresente uma ventilação conveniente.
  • Ser fornecido com uma porta
  • Eles devem apresentar camadas e cabides .
  • Eles devem necessariamente ter um “parque“, já que as galinhas, para botar ovos, precisam de no mínimo 14 horas de luz por dia.

A água é importante nas galinhas poedeiras?

A água é o alimento mais importante para as galinhas. Eles bebem muita água e, em períodos de calor, podem consumir até meio litro de água por dia. O bebedouro deve estar limpo e ter uma forma que impeça as galinhas de entrar nele para evitar infecções.

Como deve ser o alimentador para as galinhas?

Deve ser grande o suficiente para todas as galinhas comerem e também deve ser construída para que os alimentos não sejam contaminados pelas próprias galinhas.

Quanta comida devo fornecer para as galinhas poedeiras?

Idealmente, deixe seu frango no campo o dia inteiro para que ele possa comer livremente grama, vermes e plantas, jogue grãos inteiros no galinheiro para bicar e colocar a mistura de cereais no alimentador para que eles possam comer de acordo com suas necessidades.

Como as galinhas dormem?

Para o seu bem-estar você deve colocar “cabides” em níveis diferentes e elevados pelo galinheiro para que eles possam dormir.

galinhas poedeiras

Com que idade as galinhas começam a botar ovos?

Geralmente, com cerca de 5 ou 6 meses de idade, eles já começam a por ovos. Fazem isso de maneira ideal até 2 anos, quando a produção começa a diminuir gradualmente.

Instalações para criação de galinhas poedeira

O sistema alternativo de criação de galinhas caipiras preconiza a construção de instalações simples e funcionais.  O ideal é que as instalações sejam distantes de casas. Para a instalação de uma granja as condições devem estar favoráveis ao manejo destes animais.

Há mais informações relevantes nesse manual que indicamos você ler.

O manual Criação de galinha caipira para produção de ovos em regime semi intensivo  trás informações boas sobre criação e manejo das aves.

Galinha poedeira precisa de galo?

Esta é a pergunta que mais pessoas curiosas fazem sobre galinhas. A maioria das pessoas fica bastante aliviada ao saber que a resposta é “não”- a galinha (fêmea) gera com ou sem a presença de um galo (macho).

Não é necessário. A única diferença entre um ovo posto por uma galinha que tem um galo e um que não tem é que o primeiro será um ovo fértil e, portanto, um pintinho poderá nascer se for incubado, e o segundo seria um ovo infértil.

Quando a galinha poedeira começa a botar?

As galinhas começam a botar com seis ou oito meses de idade e alcançam o pico de produção aos três anos. Mas nem todas colocam no mesmo período.

Isso pode variar conforme a raça e criação da galinha.  Se o ambiente não for muito confortável a galinha pode demorar mais para colocar ovo.

Resumo do Artigo
Título do Artigo
Criação de Galinha Poedeira: Tire suas Dúvidas
Descrição
Saiba mais como funciona a Criação De Galinha Poedeira.
Autor
Empresa
AB Araujo
Logo da Empresa

Continue lendo:

Sobre AB Araujo

A Loja Agropecuária e Veterinária AB ARAUJO está no mercado há 29 anos, com ênfase na criação de Aves, Suínos, Bovinos, Equinos, Ovinos e Pet Shop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *