Criação de Ovelhas: manejo e cuidados

A criação de ovelhas se chama ovinocultura e para ter sucesso na criação de ovelhas devemos ter sempre um bom manejo.

Em busca de informações sobre a criação de ovelha? Para te ajudar criamos reunimos os pontos mais importantes e esclarecemos para você informações sobre a prática da ovinocultura neste texto.

Como se chama a criação de ovelhas?

A criação de ovelhas se chama ovinocultura e para ter sucesso na criação de ovelhas devemos ter sempre um bom manejo.

Por exemplo, as raças de ovinos produtoras de lã se adaptam perfeitamente às distintas regiões brasileiras. Antes de iniciar a produção é importante saber tudo sobre o seu manejo para obter bons resultados.

Qual a diferença entre um carneiro e uma ovelha?

criação de ovelhas

É muito comum ter dúvida sobre a diferença de carneiros e ovelha. Normalmente, nos referimos à ovelha quando falamos de todos os bichinhos da espécie. Tanto a cabra e o bode quanto a ovelha e o carneiro (fêmeas e machos, respectivamente) fazem parte da mesma família, a Bovidae. No entanto, as ovelhas são somente as fêmeas.

A Cabra é a fêmea do bode e o filhote deles é chamado cabrito. Por sua vez, o Carneiro é o macho da ovelha e juntos geram os cordeiros. Já os filhos do bode e da cabra são os cordeiros/cabritos e os filhos da ovelha com o carneiro são os borregos.

Quantas ovelhas se coloca por hectare?

Esse percentual é muito variável dependendo do manejo, mas pode variar em média de 5 a 15 ovinos por hectare. Há especialistas que afirmam que as atividade podem começar em uma área de dois hectares e com cem animais. Isso é ótimo para produtos menores que desejam iniciar nesse ramo de atuação.

Quantas ovelhas para um carneiro?

A quantidade de carneiros por ovelha depende do método de reprodução, bem como da libido do carneiro. Só para saber, a ovelha pari duas vezes por anos. A vaca dá cria uma vez por ano. Sendo assim, no método de monta natural (a campo) podemos ter até 25 ovelhas para cada carneiro, enquanto que na monta controlada 1 macho cobre até 50 fêmeas.

Qual o tempo de vida de uma ovelha?

O tempo de vida de uma ovelha é muito variável. Depende das condições de criação, raça, e manejo. Mas normalmente elas duram de 10 a 12 anos de vida. Mas vale ressaltar que a vida útil de uma ovelha é de 6 anos.

Qual a idade ideal para cruzar uma ovelha?

criação de ovelhas

idade para início de reprodução de ovinos varia conforme o manejo nutricional do rebanho. Na maioria dos carneiros a idade à puberdade depende do peso, nutrição. Porém, é necessário que as ovelhas estejam fisiologicamente preparadas; que manifestem o cio. Normalmente o cio se manifesta quando ela atinge a puberdade, o que ocorre quando ela atinge 6 a 7 meses de idade.

Desse modo, os ovinos geralmente atingem a maturidade sexual dos 8 a 10 meses, e estão em idade de reprodução aos 18 meses. Logo, para ter nova cruzaovelha deve estar bem nutrida e com boas condições física.

Como induzir o cio em ovinos?

O cio é descrito como o período em que as fêmeas aceitam serem montadas, ou cobertas, pelo macho.  As fêmeas entram em cio quase todas na mesma época, com pequena diferença de dias… outra forma possível de sincronização é a utilização de hormônios

Para melhor auxiliar você, recomendamos a cartilha da Embrapa. Entre as dicas estão: tratamentos hormonais, efeito macho, fotoperíodo  artificial. Baixe o manual para saber mais. Clique aqui.

Quanto tempo depois de parir a ovelha entra no cio?

Após o parto, o organismo sofre uma série de adaptações no sentido de restabelecer sua atividade reprodutiva. Por isso, para o êxito da criação é importante que o intervalo entre o parto e a próxima concepção seja suficiente para a involução uterina e para a recuperação do escore corporal da fêmea.

É interessante observar o comportamento da ovelha. A ovelha que está no período fértil se mostra mais inquieta e costuma cheirar o macho, quando há um presente.  Para voltar ao cio ela deve estar bem nutrida e apresentando boa condição. E normalmente 35 dias após o parto ela já retorna ao cio. Mas isso depende de cada ovelha, criação e manejo.

Quanto tempo dura o CIO de uma ovelha?

O cio nas ovelhas é o melhor período para relação sexual Nos ovinos esse período dura em média 24 a 48 horas e se repete, aproximadamente, a cada 17 dias, quando a fêmea não está gestante.

Qual a melhor raça de ovino para carne?

criação de ovelhas

Você sabia que os ovinos dão retorno muito rápido, pois são muito eficientes. Mas em algumas raças esse retorno pode ser mais rápido ainda. Claro que isso vai depender do manejo de criação de ovinos.

A melhor raça de ovino para carne pode ser a Dorper, o cordeiro Suffolk e Ile de France. Essa raça é de origem francesa e foca principalmente na produção de carne.

Quantos quilos de alimento come uma ovelha por dia?

Tudo vai depender do manejo e criação da ovelha. Isto porque uma ovelha adulta consome 5 kg de volumoso ao dia e um cordeiro 2. Depende também de como o produtor quer que essa ovelha se desenvolva. Por exemplo, na criação intensiva ela pode ganhar 300 gramas a cada dia.

Quantos quilos de ração come um carneiro por dia?

Como descrevemos anteriormente o carneiro pode comer em torno de 2kg. Mas isso também varia conforme o seu manejo e criação.

Criação de ovelhas confinadas

O uso do confinamento agiliza o retorno do capital aplicado. Porém, devem ser tomados medidas capazes de assegurar o bom manejo dos ovinos. As instalações devem ser adequadas, bem como a higiene proporcional aos animais um local de bom convívio.

Do contrário, eles podem acabar ficando estressados. Portanto, entre as atividades de prevenção de problemas sanitários destaca-se a higienização das instalações, que deve constituir preocupação constante do confinador

Criação de ovinos de corte

A Embrapa está sempre preocupada em desenvolver orientações aos pecuaristas e agricultores que possam melhorar o manejo dos ovinos. Seguindo as cartilhas da Embrapa, o produtor se sente mais seguro para fazer a criação de ovelhas.

São diversas cartilhas que são disponibilizadas de forma gratuita e também online. Elas ajudam o produtor com: controle de verminose, forrageiras para alimentação dos rebanhos, compostagem de resíduos e terminação de cordeiros.

Clique aqui para ter o acesso das cartilhas de práticas Embrapa.

Planilha de custos criação de ovinos

Uma planilha de custos de criação de ovinos pode auxiliar o produtor de ovelhas. Por isso, a Embrapa disponibiliza planilha aos produtores calcularem seus custos. Isso os ajuda no maior controle. Para acessar, clique aqui.

Agora que você já sabe mais sobre a criação de ovinos é hora de colocar as ideias em prática. Se tiver mais dúvidas, nos escreva!

Resumo do Artigo
Título do Artigo
Criação de Ovelhas: manejo e cuidados
Descrição
Acompanhe nesse texto os cuidados que envolvem a criação de ovelhas.
Autor
Empresa
AB Araujo
Logo da Empresa

Continue lendo:

Sobre AB Araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *