Criação de pássaros: Guia para você começar

Criação de pássaros

Vamos falar neste texto sobre as principais vantagens e desvantagens da criação de aves em viveiros

Sabemos que a criação em viveiros tem algumas vantagens. Quando pensamos no manejo de aves, já temos uma noção que com cerca de 3 minutos, conseguimos mudar a comida e a água de todo o viveiro.

Isso economiza muito tempo e é uma grande vantagem para quem tem outro emprego ou não tem muito tempo disponível. Mas não é apenas isso.

E sobre criação de pássaros ornamentais, silvestres e como montar um criadouro que iremos trazer mais informações nesse texto.

Criadouro de pássaros

Criação de pássaros

Na criação de pássaros é importante ter boas instalações. Por exemplo, as gaiolas espaçosas aumentam o sucesso na reprodução, e com boa saúde atingem a maturidade sexual correspondente, são fatores importantes para um criadouro de pássaros.

As gaiolas para criação de aves são muito variadas no mercado, existem muitas marcas, as mais recomendadas são as mais higiênicas em termos de fácil lavagem, possibilidade de remover gavetas removíveis com os excrementos correspondentes e ter materiais de qualidade

Os materiais para o ninho também são bastante variados e dependem dos gostos, tanto do criador quanto do próprio pássaro, é a bola tradicional que é selecionada a partir dos pelos de outros animais , fibra de coco, sisal, folhas, musgo, é melhor comprá-los em lojas de animais que já são desinfetadas, portanto, são mais higiênicas do que se forem selecionadas do ambiente natura

Como montar um criadouro de pássaros

Muitas pessoas estão apostando na criação de aves ornamentais porque virou negócio lucrativo. Mas essa atividade deve seguir as leis de proteção aos animais.

Por isso, é importante ficar atento ao passo a passo necessário para você montar sua estrutura. No Brasil, o interesse é grande é porque o mercado de aves ornamentais movimenta cerca de R$2 bilhões por ano de forma ilegal. Por isso, o Ibama busca mais rigidez no controle.

O mais interessante é fazer tudo seguindo as regras e leis. Assim, estará em dia com o Estado. É importante também todo o cuidado com o pássaros. Maus tratos é crime.

Alguns passos são importantes como:

Localização

Escolha um lugar longe do barulho e que dê para acomodar todos os pássaros, para que assim não fiquem apertados;

Estrutura

Nessa hora você pode contar com ajuda de materiais do Ibama.  É fundamental você seguir todas as orientações, caso contrário pode ser multado. Isso é importante para o sucesso do seu negócio com criação de pássaros.

Equipamentos

Alguns equipamentos são fundamentais como:

  • Gaiolas e viveiros
  • Bebedouros
  • Incubadoras e estufas
  • Alimentadores
  • Equipamentos de apoio

Criação de pássaros ornamentais

Criação de pássaros

Para criação você vai seguir os mesmos princípios que falamos anteriormente sobre localização, equipamentos, estrutura.

Veja abaixo as principais espécies de aves ornamentais para criação:

  • Pássaros (são mais de 35 espécies diferentes)
  • Galinhas
  • Galinhas Bantan
  • Faisão
  • Aves aquáticas (tem cerca de 97 espécies)
  • Periquitos
  • Pavão, entre outros.

 Criação de pássaros silvestres

A criação de pássaros silvestres ajuda na preservação das  aves, mas é necessário seguir a legislação vigente. Mas para iniciar uma criação de pássaros silvestres, inicialmente precisa definir o seu objetivo e buscar todas as informações junto ao Ibama. É ele que dispõe de todas condutas que o criador deve seguir, como normas e dicas.

Criação de pássaros em viveiro

Criação de pássaros

Para reproduzir pássaros em viveiros precisamos tomar alguns cuidados.

Importante ter mais ninhos do que casais. Na maioria das vezes evita brigas entre fêmeas disputando os mesmos ninhos.

O ideal seria ter 15 ninhos para cada 10 casais.

Por isso, coloque todos os ninhos na mesma altura, se possível. As fêmeas tendem a disputar os ninhos mais altos, mostrando domínio sobre os outros pássaros.

Esses viveiros são mais espaçosos e ventilados do que as gaiolas de madeira caseiras.

Outro ponto importante é que, na medida do possível, devemos colocar dentro do viveiro apenas pares de pássaros já formados.

Assim, o casal já terá formado laços, para que não se interessem por outras aves.

Tomando esse cuidado, você evitará brigas para formar casais .

Um ponto negativo na criação de pássaros em viveiros é que você não terá muito controle sobre as cruzes.

Quem garante que uma ave não “pulou a cerca” ? Casais em viveiros de pássaros também demoram um pouco mais para criar.

Você também deve estar atento à saúde dos pássaros, pois um pássaro doente pode contaminar os outros, e isso pode comprometer a sua criação.

E o principal ponto negativo é que brigas podem ocorrer entre casais, porque podem disputar ninhos, parceiros, preferência por comida e água.

Os alimentos também devem ser deixados em um único local e, de preferência, disponíveis em alimentadores grandes, que permitem o acesso silencioso das aves.

O pior que pode acontecer é um casal de pássaros atacando e matando os filhotes da neta de outro casal.

Normalmente, se você seguir o conselho acima, coloque os ninhos e os alimentos na mesma altura e os casais já formados, esse problema de ataques não ocorrerá. Também é importante dizer que algumas aves não podem ser criadas em viveiros, pois são muito territorialistas no momento da reprodução.

Criação de pássaros exóticos em viveiros

Quando você  reproduz ou distribui pássaros exóticos, seu estado pode exigir que você solicite uma licença. Embora as leis variem, todos os estados exigem que as aves exóticas sejam colocadas em faixas.

A venda de aves exóticas sem licença pode torná-lo responsável por pesadas multas contra os seus negócios. O departamento de proteção ambiental do seu estado administrará licenças para candidatos que atendam a certos requisitos e paguem as taxas exigidas. Aguarde para receber sua permissão antes de vender qualquer tipo de pássaro exótico.

Continue lendo:

Sobre AB Araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *