Criação de Porcos é Lucrativa? Guia Manejo de Suínos

A criação de porcos é considerada um dos ramos mais valiosos da pecuária. Principais exigências na produção de suínos: Porcos de boa linhagem, Instalações e equipamentos eficientes, Alimentação racional, Cultivo de alimentos dentro da propriedade, Assistência ao rebanho, Escrituração zootécnica e escrituração econômica racionalizada.

criação de porcos

Brasil é o único país que integra os 10 maiores produtores de carne de porco na América do Sul. A região Sul corresponde a 80% da produção nacional, sendo Santa Catarina o maior estado produtor e exportador.

Fonte: Embrapa

Quer saber mais sobre criação de porcos? Então, não deixe de ler este post!

Criação de porcos é lucrativo?

De acordo com o Centro de Produções Técnicas e Editora Ltda (CPT), a suinocultura é considerada um dos ramos mais valiosos da pecuária.

É um dos melhores negócios lucrativos que não tem muito investimento, comparado a outros empreendimentos.

As pessoas começaram a consumir muito dessa carne, triplicando o consumo habitual e agora muitos proprietários rurais tem se voltado a criação de porcos em poder suprir todos os mercados em diferentes países.

É por isso que a criação de suínos se tornou um dos setores bem lucrativos na pecuária, já que nos próximos anos, estima-se que o consumo crescerá muito mais.

Qual é o nome que se dá a criação de porcos?

A criação de porcos é denominada suinicultura ou suinocultura. Já aquele que faz a criação de porcos é denominado suinicultor ou suinocultor, e a região Sul do Brasil é a principal produtora de criação de suínos do país.

Criação de porcos

Primeiro vale ressaltar que uma pequena propriedade de criação de porcos pode fornecer carne a sua própria família, e que neste caso não vai seguir todos os padrões impostos da criação de porcos, porém, medidas seguras e preventivas do consumo de carne com qualidade.

Já, enquanto uma criação de porcos maior, essa pode fornecer carne a restaurantes e supermercados, e neste caso precisa estar de acordo com as exigências do mercado.

Para explorar melhor esse tópico, seguimos como referência “O Manual sobre criação de suínos na agricultura família: noções básicas” que foi publicado pela Embrapa.

Vamos apresentar alguns pontos principais:

Instalações para criação de suínos

A Embrapa recomenda o seguinte:

instalações atendam às exigências técnicas de manejo e higiene para que não ocorram problemas de doenças nos animais.

É importante nesse sentido não deixar totalmente os porcos soltos, até em se ter um controle do que o porco está consumindo e que não tenha transmissão de doença.

Áreas

“Deve-se dar preferência a uma área longe de estradas e de outras criações”.

Ou seja, um local em que os porcos fiquem cercados, para outros animais não terem acesso.

Material para criação de porcos

“Pode-se utilizar material encontrado na própria comunidade ou propriedade: madeira, palha, cavaco e outros para a construção do piso da instalação, é necessária a utilização de cimento na construção, visando facilitar o manejo e a higiene”.

Aos pequenos produtos rurais estes podem aproveitar material que já tem em sua propriedade. Agora quem for expandir a criação é válido fazer um espaço de criação que siga os padrões da Embrapa.

De qualquer forma, o piso de cimento é fundamental a limpeza do local.

Bebedouro

Em reação o bebedouro há vários tipos que podem ser usados. Bebedouro tipo chupeta, Bebedouro tipo concha, Bebedouro com sistema de boia;

Alimentação

Segundo a Embrapa, uma ração balanceada necessita de três componentes principais: “1- Energia, 2- Proteína, 3- Minerais e vitaminas, destes componentes, alguns podem ser adquiridos na própria propriedade”.

Local de criação de porcos

  1. Ruído contínuo são proibidos. Optar por um local mais tranquilo;
  2. É necessário um mínimo de 8 horas de luz / dia;
  3. As instalações devem permitir que os animais:
    – tenham acesso a uma área na qual se deite “confortavelmente” fisicamente e termicamente, seque e limpe e em que todos os animais possam se deitar ao mesmo tempo;
    – descanse e se levante com movimentos normais;
    – veja outros porcos;
  4. Ter acesso a materiais de se explorar e manipular (palha, feno, madeira, serragem …), a menos que possam comprometer a saúde e o bem-estar dos animais;
  5. Pisos não escorregadios, sem dureza, construídos em não ferir animais;
  6. Os porcos devem ser alimentados pelo menos uma vez ao dia. Se alimentados como um grupo, eles devem ter acesso à comida ao mesmo tempo.
  7. Água fresca suficiente disponível

Criação de porcos soltos

Você não precisa de licença a criar porcos em casa, apenas será necessário executar o relatório correto.

A técnica de criação de porcos ao ar livre,  difere da produção de suínos no uso de grandes áreas de terra cercada, nas quais os porcos têm áreas funcional preparado e equipado a regar, alimentar e descansar.

Cercas, estruturas e equipamentos normalmente móveis são usados ​​em facilitar sua transferência periódica aos vários lotes de terra usados ​​a reprodução.

A característica dessa forma de criação é, de fato, a prática de rotacionar os recintos dentro de um plano de negócios adequado a rotação de culturas, com o objetivo de maximizar a exploração agronômica dos nutrientes contidos nos excrementos liberados pelos porcos no chão e minimizar, no momento os fenômenos de poluição das águas superficiais e subterrâneas, erosão do solo e danos à vegetação.

Quanto tempo demora a criar um porco?

Conforme descrito no Portal Suinocultura Brasil, o suíno de granja chega ao abate  em 130 dias, mas custa, ao atingir os 100 kg, cerca de R$ 170,00, enquanto o porco verde alcança o custo máximo de R$ 50,00.

Isso vai diferir de porcos criados em uma propriedade rural, ao consumo da família. Dependendo do tipo e da alimentação, um ano.

O que comem os porcos?

Muitas pessoas tem dúvida sobre o que comem os porcos.

Claro que dependendo da circunstância isso pode mudar. Por exemplo, um produtor que cria porcos apenas para o seu sustento não vai trazer uma alimentação mais completa, e sim oferecer ao porco alimentos que já tem em sua propriedade.

Quem planeja criar um porco em casa deve saber que não pode se limitar a alimentá-lo com restos de jardim e sobras de cozinha. Um porco come muito! Não se preocupe, as misturas em se alimentar o porco não são muito caras.

Os porcos podem comer quase tudo o que você planta. Assim como é importante aos seres humanos comerem uma dieta variada, o mesmo se aplica aos porcos.

Algo importante é a Água limpa e fresca. Ela é uma parte essencial da dieta de um porco.

Os agricultores alimentam os porcos com uma dieta de alta qualidade, baseada em grãos, composta principalmente de culturas como cevada, trigo e milho, que fornecem energia aos porcos e soja e farelo de canola para obter proteínas.

Muitos agricultores adicionam vitaminas e minerais à ração de porcos recém-desmamados a uma nutrição ideal.

A criação de porcos ao ar livre permite que os porcos comam grama fresca, insetos e raízes.

A carne de porco pastada é mais rica em vitamina D e em outros minerais encontrados no solo de suas pastagens. Seja cauteloso em áreas com cogumelos selvagens. Os cogumelos do tampão da morte são tóxicos e podem ser mortais  aos porcos.

Quanto de peso um porco engorda por dia?

Conforme informações publicadas no CPT, este expõe o seguinte:

“O porco de granja na fase de engorda consome diariamente de 2,5 a 3kg de ração. Com alimentação de qualidade, cada animal pode engordar de 800 ou 900g por dia”.

Claro que isso varia muito e principalmente da forma como são criados, ou numa propriedade rural, ou numa granja e para que são criados.

Ao iniciar em uma propriedade rural, recomendamos a compra de um porco com peso entre 30 e 35 kg, o que significa um porco nascido entre 14 e 18 semanas.

Quantos quilos de ração um porco consome por dia?

Segundo recomendações:

Ao atingir 100 kg, já terá desenvolvido todo o sistema digestivo e tecidos ósseos. Nesta fase, os alimentos destinados à engorda são administrados. A alimentação a ser destinada ao porco envolve uma mistura dada por:

  • 74% dos cereais da empresa;
  • 17% de proteína comercial;
  • 9% de farelo;

A dose recomendada a cada porco é de 3 kg de mistura por dia.

Produtos veterinários para suínos

criação de porcos

É importante investir em bons produtos veterinários para suínos. Na loja da AB Araujo você encontra uma variedade de produtos agropecuários, como:

  • Mata Bicheira Max Prata é o melhor e mais indicado nos casos de Profilaxia e tratamento de miíases ou bicheiras em bovinos, ovinos, caprinos, suínos, equinos e cães
  • Vitagold Potenciado é um suplemento vitamínico e mineral para aves, bovinos, cães, caprinos, coelhos, equídeos, gatos, ovinos, pássaros, suínos
  • Carbemoton é medicamento utilizado na indução do parto em porcas
  • FLUNIXINA Injetável UCB é um antinflamatório não esteróide, não narcótico, com atividade analgésica e antipirética

Carne de porco no mundo

Há muitas famílias no Brasil que se dedicam a criação de porcos. Você sabia que no mundo a carne de porco é a mais consumida?

Sim! Por muito tempo houve até mesmo um preconceito com a carne de porco, porém há pesquisas afirmando que o consumo regular e não em excesso pode fazer bem a saúde.

Até mesmo, recomendam substituir o óleo de soja pela gordura do porco. Claro que não vamos explorar essa questão que é bem polêmica, mas apenas mostrar o quanto o consumo de carne de porco tem aumentado. Logo, a criação de porco é um ramo do setor agropecuário em que muitas famílias brasileiras estão explorando.

E então? Preparado a expandir a criação de porcos? Se tiver dúvida, nos escreva!

Resumo do Artigo
Criação de Porcos é Lucrativa? Guia Manejo de Suínos
Título do Artigo
Criação de Porcos é Lucrativa? Guia Manejo de Suínos
Descrição
A criação de porcos é considerada um dos ramos mais valiosos da pecuária. Se você quer saber mais sobre produção de suínos, acompanhe o texto!
Autor
Empresa
AB Araujo
Logo da Empresa

Continue lendo:

Sobre AB Araujo

A Loja Agropecuária e Veterinária AB ARAUJO está no mercado há 29 anos, com ênfase na criação de Aves, Suínos, Bovinos, Equinos, Ovinos e Pet Shop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *