Criação de Porcos é Lucrativa? Guia Manejo de Suínos

A criação de porcos é considerada um dos ramos mais valiosos da pecuária. Principais exigências na produção de suínos: Porcos de boa linhagem, Instalações e equipamentos eficientes, Alimentação racional, Cultivo de alimentos dentro da propriedade, Assistência ao rebanho, Escrituração zootécnica e escrituração econômica racionalizada.

criação de porcos

Brasil é o único país que integra os 10 maiores produtores de carne de porco na América do Sul. A região Sul corresponde a 80% da produção nacional, sendo Santa Catarina o maior estado produtor e exportador.

Fonte: Embrapa

Quer saber mais sobre criação de porcos? Então, não deixe de ler este post!

Criação de porcos é lucrativo?

De acordo com o Centro de Produções Técnicas e Editora Ltda (CPT), a suinocultura é considerada um dos ramos mais valiosos da pecuária.

É um dos melhores negócios lucrativos que não tem muito investimento, comparado a outros empreendimentos.

As pessoas começaram a consumir muito dessa carne, triplicando o consumo habitual e agora muitos proprietários rurais tem se voltado a criação de porcos em poder suprir todos os mercados em diferentes países.

É por isso que a criação de suínos se tornou um dos setores bem lucrativos na pecuária, já que nos próximos anos, estima-se que o consumo crescerá muito mais.

Qual é o nome que se dá a criação de porcos?

A criação de porcos é denominada suinicultura ou suinocultura. Já aquele que faz a criação de porcos é denominado suinicultor ou suinocultor, e a região Sul do Brasil é a principal produtora de criação de suínos do país.

Produtos para criação de porcos

Uma criação de porcos para ter um bom desempenho precisa de atenção na saúde e cuidado dos porcos. Ao usar os produtos certos, investir em boa nutrição e garantir a melhor higiene dos porcos surge um clima em que os animais se sentem bem e em que é agradável trabalhar. Eventualmente, isso levará a um melhor desempenho da criação de porcos.

Por isso, é importante instalações de criação de animais e sistemas de alimentação para o gerenciamento de porcos que unificam com segurança todos os requisitos que uma fazenda precisa atender. Outro fator importante é a alimentação. A alimentação a ser destinada ao porco envolve uma mistura dada por:

  • 74% dos cereais;
  • 17% de proteína comercial;
  • 9% de farelo.

Cadeia produtiva da criação de porcos

porcos

As fazendas comerciais de suínos nem sempre incluem todos os grupos de animais que compõem o ciclo de produção.

Quando em uma fazenda (mesmo espaço físico com diferentes locais ou armazéns) coincide o ciclo das mães e o ciclo completo dos leitões destinados ao matadouro, diz-se que é uma fazenda em um sistema de produção em “ciclo fechado”. A alternativa mais comum ao “ciclo fechado” é o sistema de produção em fases, três “fases” ou “locais” são definidos genericamente:

A gravidez nas porcas é alcançada por meio de inseminação artificial. No total, um leitão que nasce com cerca de 1,4 kg, após 161 dias (quase 5,5 meses) pode atingir um peso de 115-120 kg.

Para um bom manuseio, as fazendas devem ser delimitadas e com restrições para a entrada de pessoas e veículos, devem sempre entrar através de um filtro sanitário e a troca de roupas é obrigatória.

Existem locais que podem ter todo o ciclo de produção, desde o nascimento dos leitões (criação), até o peso final para venda (engorda) ou fazendas dedicadas apenas à engorda.

É necessário implementar as boas práticas de suínos, nas quais a alimentação, alojamento e manuseio em geral devem ser feitos de forma que os porcos recebam as condições necessárias para cada uma das idades ou estágios produtivos.

Exigências da criação de porcos

porcos

A Fazenda de Porcos é basicamente o local onde os porcos são criados para produção. Eles também podem ser construídos para melhorar a sua produção.

Os porcos pequenos são chamados leitões e, quando nascem neste tipo de fazenda, podem ser preservados durante a lactação.

No entanto, ao atingir um peso de aproximadamente 20 kg, eles devem ser vendidos para outros criadores. Esses agrônomos que decidiram comprá-los têm o objetivo principal de fortalecer a prole. Depois de atingir o objetivo de engorda, eles são responsáveis ​​por enviá-los para o abate.

Tudo isso é questão de empreendedorismo, como empresa ou, neste caso, como fábrica de carne de porco. Em suma, a produção de suínos é uma atividade rentável, porque não depende de avanços tecnológicos, mas vai além. A única dependência é que os produtores são realmente eficientes. Para isso, eles devem se basear em alguns pilares fundamentais e principais.

O pilar principal, é claro, é o de recursos humanos. Isso determina a operação de uma fazenda e o rendimento obtido nela; A genética é outro pilar.

Isso estabelecerá o que é chamado de teto de produtividade correspondente à qualidade da carne.

Projeto Fazenda de Porcos

Vamos desenvolver neste tópico as seguintes questões:

  • Animais de boa linhagem e de boa procedência
  • Instalações e equipamentos eficientes
  • Alimentação racional;
  • Cultivo de alimentos dentro da propriedade
  • Assistência ao rebanho (profilaxia das enfermidades)
  • Escrituração zootécnica e escrituração econômica racionalizada

Ao iniciar um projeto para uma fazenda de suínos, é essencial considerar os pilares descritos acima e adicionar outros pilares indispensáveis ​​para obter a melhor qualidade na produção suinícola.

Um pilar essencial a considerar é a saúde que tem muito a ver com biossegurança: se não forem adequadas, os “telhados” produtivos poderão ser reduzidos, ou seja, a qualidade que confere excelência à criação de animais.

Além da biossegurança , há outro pilar fundamental que a Fazenda de Suínos deve ter. É sobre nutrição, esse aspecto pode determinar a eficiência que pode ser obtida através do ganho de peso. Finalmente, o pilar de manejo também deve ser considerado em um projeto para fazendas de suínos.

Esse atributo deve estar essencialmente incorporado nas instalações da Fazenda de Suínos, para obter como objetivo uma produção mais ideal.

É preciso promover o aumento de fontes de trabalho nas áreas rurais . Nesse aspecto, se o que se deseja é polir o potencial da exploração suína, por ser uma das atividades mais produtivas, a elaboração de um projeto baseado nos pilares fundamentais contribuirá para o desenvolvimento da economia. Gerando, além do emprego em uma comunidade, alimentos derivados de porcos.

Uma fazenda de porcos em boas condições garantirá que o item receba uma demanda maior. Isso pode ocorrer se o produto satisfizer o objetivo da meta, ou seja, o consumidor.

Assim, parte do bem-estar que se espalha entre os habitantes, no que diz respeito à melhoria do item que transforma o setor agrícola . Consequentemente, é uma alternativa para a solução de problemas socioeconômicos.

Instalações para criação de suínos

A Embrapa recomenda o seguinte:

instalações atendam às exigências técnicas de manejo e higiene para que não ocorram problemas de doenças nos animais.

É importante nesse sentido não deixar totalmente os porcos soltos, até em se ter um controle do que o porco está consumindo e que não tenha transmissão de doença.

Áreas

“Deve-se dar preferência a uma área longe de estradas e de outras criações”.

Ou seja, um local em que os porcos fiquem cercados, para outros animais não terem acesso.

Material para criação de porcos

“Pode-se utilizar material encontrado na própria comunidade ou propriedade: madeira, palha, cavaco e outros para a construção do piso da instalação, é necessária a utilização de cimento na construção, visando facilitar o manejo e a higiene”.

Aos pequenos produtos rurais estes podem aproveitar material que já tem em sua propriedade. Agora quem for expandir a criação é válido fazer um espaço de criação que siga os padrões da Embrapa.

De qualquer forma, o piso de cimento é fundamental a limpeza do local.

Bebedouro

Em reação o bebedouro há vários tipos que podem ser usados. Bebedouro tipo chupeta, Bebedouro tipo concha, Bebedouro com sistema de boia;

Alimentação

Segundo a Embrapa, uma ração balanceada necessita de três componentes principais: “1- Energia, 2- Proteína, 3- Minerais e vitaminas, destes componentes, alguns podem ser adquiridos na própria propriedade”.

Local de criação de porcos

  1. Ruído contínuo são proibidos. Optar por um local mais tranquilo;
  2. É necessário um mínimo de 8 horas de luz / dia;
  3. As instalações devem permitir que os animais:
    – tenham acesso a uma área na qual se deite “confortavelmente” fisicamente e termicamente, seque e limpe e em que todos os animais possam se deitar ao mesmo tempo;
    – descanse e se levante com movimentos normais;
    – veja outros porcos;
  4. Ter acesso a materiais de se explorar e manipular (palha, feno, madeira, serragem …), a menos que possam comprometer a saúde e o bem-estar dos animais;
  5. Pisos não escorregadios, sem dureza, construídos em não ferir animais;
  6. Os porcos devem ser alimentados pelo menos uma vez ao dia. Se alimentados como um grupo, eles devem ter acesso à comida ao mesmo tempo.
  7. Água fresca suficiente disponível

Criação de porcos soltos

Você não precisa de licença a criar porcos em casa, apenas será necessário executar o relatório correto.

A técnica de criação de porcos ao ar livre,  difere da produção de suínos no uso de grandes áreas de terra cercada, nas quais os porcos têm áreas funcional preparado e equipado a regar, alimentar e descansar.

Cercas, estruturas e equipamentos normalmente móveis são usados ​​em facilitar sua transferência periódica aos vários lotes de terra usados ​​a reprodução.

A característica dessa forma de criação é, de fato, a prática de rotacionar os recintos dentro de um plano de negócios adequado a rotação de culturas, com o objetivo de maximizar a exploração agronômica dos nutrientes contidos nos excrementos liberados pelos porcos no chão e minimizar, no momento os fenômenos de poluição das águas superficiais e subterrâneas, erosão do solo e danos à vegetação.

Quanto tempo demora a criar um porco?

Conforme descrito no Portal Suinocultura Brasil, o suíno de granja chega ao abate  em 130 dias, mas custa, ao atingir os 100 kg, cerca de R$ 170,00, enquanto o porco verde alcança o custo máximo de R$ 50,00.

Isso vai diferir de porcos criados em uma propriedade rural, ao consumo da família. Dependendo do tipo e da alimentação, um ano.

O que comem os porcos?

Muitas pessoas tem dúvida sobre o que comem os porcos.

Claro que dependendo da circunstância isso pode mudar. Por exemplo, um produtor que cria porcos apenas para o seu sustento não vai trazer uma alimentação mais completa, e sim oferecer ao porco alimentos que já tem em sua propriedade.

Quem planeja criar um porco em casa deve saber que não pode se limitar a alimentá-lo com restos de jardim e sobras de cozinha. Um porco come muito! Não se preocupe, as misturas em se alimentar o porco não são muito caras.

Os porcos podem comer quase tudo o que você planta. Assim como é importante aos seres humanos comerem uma dieta variada, o mesmo se aplica aos porcos.

Algo importante é a Água limpa e fresca. Ela é uma parte essencial da dieta de um porco.

Os agricultores alimentam os porcos com uma dieta de alta qualidade, baseada em grãos, composta principalmente de culturas como cevada, trigo e milho, que fornecem energia aos porcos e soja e farelo de canola para obter proteínas.

Muitos agricultores adicionam vitaminas e minerais à ração de porcos recém-desmamados a uma nutrição ideal.

A criação de porcos ao ar livre permite que os porcos comam grama fresca, insetos e raízes.

A carne de porco pastada é mais rica em vitamina D e em outros minerais encontrados no solo de suas pastagens. Seja cauteloso em áreas com cogumelos selvagens. Os cogumelos do tampão da morte são tóxicos e podem ser mortais  aos porcos.

Quanto de peso um porco engorda por dia?

Conforme informações publicadas no CPT, este expõe o seguinte:

“O porco de granja na fase de engorda consome diariamente de 2,5 a 3kg de ração. Com alimentação de qualidade, cada animal pode engordar de 800 ou 900g por dia”.

Claro que isso varia muito e principalmente da forma como são criados, ou numa propriedade rural, ou numa granja e para que são criados.

Ao iniciar em uma propriedade rural, recomendamos a compra de um porco com peso entre 30 e 35 kg, o que significa um porco nascido entre 14 e 18 semanas.

Quantos quilos de ração um porco consome por dia?

Segundo recomendações:

Ao atingir 100 kg, já terá desenvolvido todo o sistema digestivo e tecidos ósseos. Nesta fase, os alimentos destinados à engorda são administrados. A alimentação a ser destinada ao porco envolve uma mistura dada por:

  • 74% dos cereais da empresa;
  • 17% de proteína comercial;
  • 9% de farelo;

A dose recomendada a cada porco é de 3 kg de mistura por dia.

Produtos veterinários para suínos

criação de porcos

É importante investir em bons produtos veterinários para suínos. Na loja da AB Araujo você encontra uma variedade de produtos agropecuários, como:

  • Mata Bicheira Max Prata é o melhor e mais indicado nos casos de Profilaxia e tratamento de miíases ou bicheiras em bovinos, ovinos, caprinos, suínos, equinos e cães
  • Vitagold Potenciado é um suplemento vitamínico e mineral para aves, bovinos, cães, caprinos, coelhos, equídeos, gatos, ovinos, pássaros, suínos
  • Carbemoton é medicamento utilizado na indução do parto em porcas
  • FLUNIXINA Injetável UCB é um antinflamatório não esteróide, não narcótico, com atividade analgésica e antipirética

Carne de porco no mundo

Há muitas famílias no Brasil que se dedicam a criação de porcos. Você sabia que no mundo a carne de porco é a mais consumida?

Sim! Por muito tempo houve até mesmo um preconceito com a carne de porco, porém há pesquisas afirmando que o consumo regular e não em excesso pode fazer bem a saúde.

Até mesmo, recomendam substituir o óleo de soja pela gordura do porco. Claro que não vamos explorar essa questão que é bem polêmica, mas apenas mostrar o quanto o consumo de carne de porco tem aumentado. Logo, a criação de porco é um ramo do setor agropecuário em que muitas famílias brasileiras estão explorando.

E então? Preparado a expandir a criação de porcos? Se tiver dúvida, nos escreva!

Resumo do Artigo
Criação de Porcos é Lucrativa? Guia Manejo de Suínos
Título do Artigo
Criação de Porcos é Lucrativa? Guia Manejo de Suínos
Descrição
A criação de porcos é considerada um dos ramos mais valiosos da pecuária. Se você quer saber mais sobre produção de suínos, acompanhe o texto!
Autor
Empresa
AB Araujo
Logo da Empresa

Continue lendo:

Sobre AB Araujo

A Loja Agropecuária e Veterinária AB ARAUJO está no mercado há 29 anos, com ênfase na criação de Aves, Suínos, Bovinos, Equinos, Ovinos e Pet Shop.

1 Comment

  1. OLÁ, ESTOU MUITO INTERESSADA EM COMEÇAR UMA CRIAÇÃO DE PORCOS PARA ENGORDA E POSTERIORMENTE REVENDA, MAS TENHO MUITAS DÚVIDAS, NUNCA MEXI COM ESTE TIPO DE COISA. TENHO TERRENO LONGE DE MORADIAS E É NESTE ESPAÇO QUE PRETENDO EXPLORAR PARA CRIAÇÃO DE PORCOS. NÃO SEI NEM POR ONDE COMEÇAR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *