Criação de Suínos: Raças, Mercado de Criação

Criação de suínos é atualmente a segunda atividade mais praticada. A carne suína também é a mais consumida no mundo.

criação de porcos

Neste artigo entenda como funciona a criação de suínos e as características dos porcos, conheça os métodos de criação e descubra a melhor raça de suínos.

Criação de suínos

Os porcos são animais amplamente utilizado em todo o mundo para a alimentação de seres humanos. Quem cria porcos é denominado suinocultor. E essa é uma área que continua em expansão.

Então se você procura informações a respeito da criação de suínos, acompanhe mais informações aqui.

Criação de suínos é atualmente a segunda atividade mais praticada. A carne suína também é a mais consumida no mundo.

Os porcos então entre os 4 animais mais produzidos e consumidos no mundo.

Qual é o nome que se dá a criação de porcos?

Aquele que explora uma criação de porcos é denominado suinicultor e o nome que se dá à criação de suínos é suinocultura.

Desafios da suinocultura no Brasil

Como qualquer outra área, os desafios existe. Um dos desafios da suinocultura estão alinhados a tecnologia e a sua implantação. Muitos proprietários precisam fazer um forte investimento para obter os resultados que deseja. Mas órgãos como a Embrapa estão ai para contribuir também.

Quais são as características do porco?

Além de seu nome comum, ele pode receber outras denominações, como porco (porcos preparados para abate), leitão (quando ainda estão chupando), porco (leitão preparado), leitão (porcos que ainda estão amamentando, dependendo do país), ou porco (é assim que é conhecido em várias nações).

Ele também destaca outro grupo conhecido como piara, que está ligado a porcos selvagens ou herbívoros, que se alimentam de plantas.

Quais são as principais raças de suínos criadas no Brasil?

Apresentamos a seguir as principais raças criadas no Brasil e as principais características de cada uma:

  • Landrace
  • Large White
  • Duroc
  • Pietrain
  • Hampshire
  • Caruncho

Os representantes dessa raça apresentam porte pequeno e pelagem de fundo cor de areia com manchas pretas.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), o Brasil é o quarto maior exportador de carne de porco no mundo.

Qual a melhor raça de suínos?

Atualmente, as crescentes necessidades de proteína animal de qualidade; eles levaram o homem a criar o  porco   intensamente para consumir sua carne. Hoje, suas características são presunto carnudo de corpo comprido e cabeça leve sem papada.

Instalações para suínos

porcos

Entre os aspectos a serem considerados antes de iniciar a construção das instalações para suínos, estão a orientação, a área, os materiais, os pisos, os canais de drenagem, paredes divisórias, tetos, portas e corredores. Orientação refere-se à direção dos ventos .

O que é considerado principalmente em relação à área são porcas em gestação (requer 2 m 2), porcas com porcos jovens (requer 5 m 2) com características reprodutivas (2 m 2), porcos para crescimento (1,5 porcos por m 2), porcos de engorda (porcos por 1,2 m 2). Essas são as características da área para instalações.

Por outro lado, os materiais devem ser fortes e duráveis, como madeira, concreto, aço, ferro, plástico e guadua.

Os pisos de todos os tipos de suinocultura devem ser de cimento obrigatório. Isso ajudará a evitar todos os tipos de acúmulo de fezes.

Além disso, esse tipo de piso ajuda a drenar rapidamente os produtos que serão descartados no momento da lavagem.

Por esse motivo, também é importante que o solo tenha entre 3 e 5% de inclinação, dessa forma não haverá acúmulos, pois não são completamente lisos.

A produção de suínos é um grande investimento na área agronômica . A renda é muito boa, dependendo da qualidade da fazenda de porcos. Portanto, ser cauteloso em todos os aspectos é essencial para ter sucesso no mercado consumidor.

Mercado para criação de suínos

A maioria dos porcos no Brasil são porcos de engorda, criados para produzir carne, presuntos, embutidos, etc.

O  porco  é a parte da  ciência animal  que lida com sistemas para otimizar  a produção  de porcos. Levando em consideração fatores como manejo sanitário de alimentos e manejo reprodutivo; a fim de obter animais de boa qualidade genética e próprios para consumo humano.

Esses objetivos não excluem que sua criação seja realizada apenas para consumo de subsistência no ambiente familiar.

Este ramo da agronomia pode ser estudado em primeira instância para uso familiar ou de subsistência; Além de ser uma maneira eficaz de transformar resíduos e subprodutos da dieta humana em carne e gordura animal. Ser também uma fonte   de produção de alimentos para a família.

Atualmente, a maior parte do porco é dedicada às técnicas de manejo intensivo de porcos. Como os sistemas intensivos de produção são atualmente predominantes; para atender a demanda global de carne desse animal.

Orçamento da Fazenda de Suínos

Em um projeto básico para uma fazenda de porcos, existem elementos fundamentais que qualquer fazenda, independentemente do país, deve considerar para sua elaboração.

Primeiro, um estudo de impacto ambiental deve ser realizado. Esta pesquisa tem um custo em cada país, pois é um instrumento básico de tomada de decisão. Este estudo é realizado tanto em obras quanto em atividades que necessitam de licença ambiental, de acordo com a lei do país.

No orçamento, o custo exigido por uma gerência de obras deve ser incluído. Esta etapa fundamental determinará a boa construção necessária no processo de construção da fazenda na qual os porcos em que está sendo investida serão criados.

É possível que o projeto também possa ser dirigido por outros técnicos, porém eles sempre devem estar sob a supervisão de um gerente de construção.

Como último ponto, o orçamento deve estar bem preparado. Deve ser explicativo o suficiente para que sua elaboração seja de excelente qualidade. Por esse motivo, é necessário que, embora o projeto seja básico, existam dados que se refiram à execução do navio e às instalações que serão realizadas na fazenda de porcos.

Etapas de criação de suínos: como iniciar uma criação de suínos?

A criação de suínos para por etapas. Elas são distintas, e isso varia de acordo com a idade do animal, e também variando se é macho ou fêmea.

Os leitões são separados de suas mães com 3-4 semanas de idade, enquanto a idade natural de desmame é de cerca de 3-4 meses.

Eles são então colocados em grupos destinados à engorda. Stress, doenças e brigas com animais geralmente ocorrem quando os leitões desmamados são misturados com leitões desconhecidos. Daí os arranhões que freqüentemente aparecem no corpo.

Na primeira semana de vida, os leitões sofrem:

  • O corte da cauda
  • Castração se homem
  • Muitas vezes, o truncamento ou ranger de dentes

Destacamos os leitões como sendo os suínos de menor idade. Estes posteriormente são assim divididos:

  1. Leitão na maternidade: compreende o nascimento e desmame. O período de desmame é de 21 e 28 dias em criações tecnificadas.
  2. Leitão na creche: é quando eles param de mamar. Por volta dos 60 dias eles devem estar pesando por volta dos 24 kg.
  3. Suínos em crescimento: fase que é voltada para o crescimento do suíno. Ele atinge mais de 60 kg.
  4. Suínos em Terminação: é a última fase quando já estão pronto para o abate. Nessa fase já ultrapassam os 100 kg.

Vantagens da produção de suínos

  • Estima-se que uma fêmea possa produzir 2500 kg de carne de porco por ano, de acordo com os parâmetros produtivos e com o gerenciamento adequado.
  • A capacidade de consumir e digerir qualquer tipo de alimento, quer equilibrada, resíduos de cozinha (especializado) e de resíduos industriais é outra grande vantagem deste animal.
  • Eles têm a maior e mais alta taxa de conversão (4 kg de ração para 1 kg de peso vivo) em relação ao consumo de alimentos.
  • Atualmente, estima-se que o  porco tenha um rendimento de 65% a 75% de carne em relação ao peso vivo, ou seja, tem um excelente rendimento de carcaça em comparação com outros animais.

Desvantagens da criação de suínos

  • A criação de porcos precisa de uma boa infraestrutura e instalações adequadas e os custos iniciais dos equipamentos e instalações são bastante altos.
  • A produção de suínos exige um pessoal moderadamente qualificado para executar as tarefas apresentadas em cada dia
  • É necessário uma assistência técnica constante e, acima de tudo, requer um plano de saúde adequado e meticuloso.
  • A produtividade depende de vários fatores que não são tratados pelo criador de porcos, como o preço da alimentação balanceada, o valor da venda final no mercado e a disponibilização de mão-de-obra pronta.

Produtos veterinários para suínos

criação de porcos

É importante investir em bons produtos veterinários para suínos. Na loja da AB Araujo você encontra uma variedade de produtos agropecuários, como:

  • Mata Bicheira Max Prata é o melhor e mais indicado nos casos de Profilaxia e tratamento de miíases ou bicheiras em bovinos, ovinos, caprinos, suínos, equinos e cães
  • Vitagold Potenciado é um suplemento vitamínico e mineral para aves, bovinos, cães, caprinos, coelhos, equídeos, gatos, ovinos, pássaros, suínos
  • Carbemoton é medicamento utilizado na indução do parto em porcas
  • FLUNIXINA Injetável UCB é um antinflamatório não esteróide, não narcótico, com atividade analgésica e antipirética
Resumo do Artigo
Criação de Suínos: Raças, Mercado de Criação
Título do Artigo
Criação de Suínos: Raças, Mercado de Criação
Descrição
Acompanhe neste texto como é a criação de suínos, as características e o mercado.
Autor
Empresa
AB Araujo
Logo da Empresa

Continue lendo:

Sobre AB Araujo

A Loja Agropecuária e Veterinária AB ARAUJO está no mercado há 29 anos, com ênfase na criação de Aves, Suínos, Bovinos, Equinos, Ovinos e Pet Shop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *