Doenças em bovinos: Medicamentos recomendados

As doenças em bovinos podem se tornar comuns se não forem tomadas as medidas necessárias de prevenção. Algumas das doenças do gado também podem ser transmitidas aos seres humanos.

Essas doenças afetam principalmente profissionais (criadores e matadores).

Vamos conhecer 5 doenças mais comuns em bovinos  e também os tratamentos que são mais indicados. Lembre-se sempre de em qualquer dúvida chamar o veterinário ou zootecnista.

A tricomoníase e a Campilobacteriose são duas doenças reprodutivas sexualmente transmissíveis que podem afetar significativamente a lucratividade do sistema bovino.  Mas além delas, há outras doenças mais comuns em bovinos.

5 doenças mais comuns em bovinos

Doenças em bovinos

Antraz ou Carbúnculo

O antraz ou carbúnculo é um microrganismo (bacilo do antraz) que pode infectar bovinos, ovinos, cavalos e porcos através da ingestão de esporos espalhados por pastagens.

Os esporos são uma forma particularmente resistente do bacilo que, a fim de sobreviver às condições ambientais adversas, é registrada e pode sobreviver no solo por anos. Nos séculos passados, dizia-se “terra amaldiçoada”, lugares proibidos de pastar porque os animais adoeciam e morriam.

O motivo é devido à presença de esporos que, uma vez em contato com o animal, retornam à atividade total, infectando-o e causando sua morte.

Os esporos podem aderir e permanecer na pele ou pelo do animal para que aqueles que os manejam possam ser infectados.

A infecção, que pode ser letal, ocorre pela inalação dos esporos (é a forma mais grave), pelo contato ou pela ingestão de carne infectada. O nome, carbúnculo ou antraz, deriva da cor escura da bolha que se forma na pele daqueles que foram infectados.

É tratado com vacinação ou com antibióticos.

Febre aftosa

É uma infecção por vírus que pode afetar bovinos, ovinos e suínos. O perigo desta doença é a rápida propagação e contágio. De fato, pode se espalhar rapidamente em grandes áreas, e em alguns dias.

O vírus pode ser transportado pelo vento, por animais infectados, transporte e por pessoas.

As fontes de contágio são respiração, saliva, fezes, urina, leite e carne. O animal afetado possui uma série de vesículas, as aftas localizadas na boca, nos seios e entre as unhas. O dano é principalmente de natureza econômica, porque o animal perde peso rapidamente e a produção de leite cessa.

O tratamento bastante drástico envolve a supressão e destruição do animal.

Tuberculose

É uma infecção que afeta bovinos, ovinos e suínos. Até humanos, cães e gatos podem ser infectados.

O responsável é uma microbactéria que espreita principalmente nos pulmões, causando a formação de tubérculos, com sérias alterações na função respiratória.

Se não for tratada com antibióticos, a doença pode ser letal. A transmissão da infecção pode ocorrer através de alimentos, de leite cru e derivados, de carne mal cozida ou por inalação.

Nas últimas décadas foram realizadas intervenções para restaurar a população bovina, através de testes antituberculínicos e eliminação de resultados positivos. Basicamente a tuberculose bovina foi eliminada.

A pasteurização é um tratamento térmico que permite armazenar certos alimentos, incluindo leite, por um período de tempo, eliminando algumas bactérias perigosas para a saúde.

 doenças mais comuns em bovinos

Diarreia por vírus bovino (BVD)

Essa é uma das doenças mais caras para os produtores de gado. Os sinais podem incluir escoriações, corrimento nasal, tosse e febre.

BVD também pode causar infertilidade, aborto e defeitos de nascimento. A BVD tipo 2 pode causar hemorragia e morte em bezerros jovens suscetíveis e vacas adultas.

IBR (Rinotraqueíte bovina infecciosa)

Também conhecido como “Rednose”, esse vírus altamente contagioso causa doenças respiratórias, abortos e infertilidade.

Os sinais incluem passagens nasais inflamadas, febre, respiração rápida, tosse profunda e perda de apetite.

Medicamentos para tratamento das doenças em bovinos

Alguns medicamentos para tratamento são:

 

Continue lendo:

Sobre AB Araujo

A Loja Agropecuária e Veterinária AB ARAUJO está no mercado há 29 anos, com ênfase na criação de Aves, Suínos, Bovinos, Equinos, Ovinos e Pet Shop.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *