O Que é Equinocultura?

O termo equinocultura se chama aquele segmento que é responsável pela produção dos equinos, ou seja, os cavalos.

equinocultura

Neste artigo saiba o que é Equinocultura, como começar e como focar no mercado. Acompanhe o texto!

O que é Equinocultura?

O termo equinocultura se chama aquele segmento que é responsável pela produção dos equinos, ou seja, os cavalos.

No Brasil, a equinocultura cresceu significativamente.

Segundo a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), o setor fatura aproximadamente 16 bilhões de reais por ano.

E mais! Empregou mais de 3 milhões de pessoas e o mercado cresceu 12% em 10 anos.

Qual o nome que se dá a criação de cavalos?

Equideocultura é uma atividade similar à equinocultura que abrange a criação de:

  • asininos (asnos, burros, jumentos),
  • e de seus híbridos com o cavalo, o bardoto (cavalo com jumenta) e a mula (jumento com égua).

Equinocultura no Brasil

Você sabia que de acordo com informações da Federação Internacional da Agricultura (FAO), o Brasil possui a quarta maior tropa de cavalos do mundo?

Importante salientar que a equideocultura abrange a criação de asininos (asnos, burros, jumentos). Cuidado para não confundir estes termos. Se você tem uma empresa e deseja iniciar uma fazenda de cavalos, saiba que essa atividade pode ser gratificante. Tanto emocionalmente como financeiramente.

É comum que no Brasil, como aumentou o número da produção de equinos, também tem aumentado a procura por tecnologias modernas e econômicas. Mas lembre-se sempre de que isso exige um grande investimento de tempo e dinheiro.

E independente do uso do cavalo, o bem-estar é uma condição intrínseca do animal, não apenas diz respeito ao bem-estar físico, mas também inclui o bem-estar psicológico. Ainda muito utilizado como transporte, a carne de cavalo também é muito produzida.

Importância da equinocultura

Quando se pensa em equinos, a sua produção está muito envolvida com eventos, entre eles, competições, circuitos de hipismo e leilões. Ou seja, existe um mercado diversificado e próspero, se você deseja criar cavalos.

Mas cultivar e manter esses lindos animais requer motivação, tempo e bom planejamento.

Para criar um negócio nessa área, é preciso primeiro avaliar em detalhes todas as vantagens e desvantagens.

Fatores a considerar na criação de cavalos

Primeiro, saiba que a criação de cavalos requer um grande investimento inicial e algum conhecimento administrativo. Além disso, para colher os benefícios do seu trabalho, você terá que dedicar paixão, recursos e tempo em quantidades consideráveis.

O cuidado do cavalo requer espaço adequado, equipamentos e mão de obra, adequada nutrição, visitas médicas. Portanto, é necessário se perguntar se alguém possui essas habilidades e, se não, se está disposto a aprender e crescer de mãos dadas com a empresa.

Como começar uma criação de cavalos?

É interessante bem em um espaço adequado. Para começar, você precisará ter um terreno amplo.

O cavalo precisa de espaço livre para correr. Você terá que separar as áreas dedicadas aos garanhões das éguas .

Seria perfeito se a área já tivesse um espaço que pudesse funcionar como um estábulo . Considere também que deve ser um local bem iluminado, com suprimento de água suficiente. Você também precisará pensar em um local fértil para poder plantar o feno para complementar a alimentação equilibrada.

Também será importante ter cuidado para que não cresça nenhuma espécie tóxica de grama que possa causar problemas de saúde aos seus cavalos. Crie uma zona para reprodução É necessário construir galpões e caixas para proteger o animal, dependendo do clima da região.

Eles devem ser grandes e bastante altos. É correto colocar cercas de qualidade e adequadas, para que os cavalos não escapem, mas sem o perigo de ferimentos. Existem de madeira ou mesmo elétricos , você nunca precisará usar aqueles com arame farpado ou malha de arame.

Foque no mercado de equinocultura

Depois que a estrutura é montada, é importante domesticar os novos potros e continuar a dirigir a “roda” dos negócios. Para fazer isso, devemos continuar a reproduzir, treinar, vender e cuidar de cavalos. Promover a empresa

Finalmente, na base do sucesso de uma fazenda de cavalos, certamente há uma boa promoção. A criação de um site, a organização de eventos e a comunicação através das redes sociais permitirá que você faça sua marca conhecida para um número maior de clientes em potencial:

Mostrar e publicar os resultados da planta aumentará as oportunidades de negócios . Crie uma imagem corporativa (ou marca ), publicando qualidade e informações úteis online e offline em sua fazenda de cavalos

Boas práticas para equinocultura de acordo com Embrapa

Certamente o bem estar do equino é realmente o primeiro passo a ser priorizado antes de tudo no manejo de cavalos. Para adentrar mais sobre o assunto, é importante conferir as publicações da Embrapa que estão disponíveis no site. Clique aqui.

Então podemos ver que a criação de cavalos vai muito além. Por ser para o trabalho no campo, em competições e competições e também para terapia com animais de estimação.

Resumo do Artigo
O Que é Equinocultura?
Título do Artigo
O Que é Equinocultura?
Descrição
Neste artigo saiba o que é Equinocultura, como começar e como focar no mercado. Acompanhe o texto!
Autor
Empresa
AB Araujo
Logo da Empresa

Continue lendo:

Sobre AB Araujo

A Loja Agropecuária e Veterinária AB ARAUJO está no mercado há 29 anos, com ênfase na criação de Aves, Suínos, Bovinos, Equinos, Ovinos e Pet Shop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *