Núcleo para ração de aves, suínos e gado

Mistura de minerais e vitaminas essenciais ao desempenho produtivo e reprodutivo dos animais.

Vamos compreender nesse texto o que é um núcleo para ração? E mais, o que é um núcleo vitamínico-mineral?  Acompanhe o texto com informações que você precisa para ter uma boa produção de seus animais, seja suínos, aves ou gado.

O que é núcleo para ração?

Conforme o site Agromixtosi, um núcleo para ração é:

Adicionar 8% de calcareo calcitico para alimentação animal na ração. Esse núcleo fornece as vitaminas lipoe hidrossolúveis, macro e micro minerais e aminoácidos em quantidade satisfatórias para atender as exigências das aves.

O que é um núcleo vitamínico-mineral?

Núcleo para ração

A terminologia em nutrição animal é muito rica em termos linguísticos devido ao grande número de produtos diferenciados existentes no mercado, resultado da grande especialização do setor .

Isso muitas vezes levou a uma diversificação de produtos que foram adaptados às necessidades de diferentes fabricantes de alimentos para animais, não sendo a aparência pouco frequente de produtos personalizados para um cliente específico com necessidades específicas ou com uma filosofia de trabalho diferente.

Em comparação com outros fabricantes, o que implica pequenas variações que diferentes fornecedores adaptam em relação ao produto padrão.

Esses produtos diferenciados frequentemente mantêm a terminologia original, apesar de suas variações, mas como geralmente é o resultado de acordos comerciais e técnicos envolvendo ambas as partes, não é de grande importância, pois ambos conhecem e conhecem as qualidades do produto específico.

O núcleo vitamínico-mineral é a origem de muitos desses produtos feitos sob medida e já é suscetível a grandes variações, dependendo da fábrica de ração que o consome.

Em princípio, um núcleo vitamínico-mineral é uma mistura de vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais que são adicionados à ração ou alimento composto e que o complementa, fornecendo tudo o que pode ser deficiente nos ingredientes da ração.

Um núcleo tenta evitar as deficiências de vitaminas, minerais e aminoácidos que podem ocorrer nos diferentes estágios fisiológicos e produtivos de uma fazenda.

Não é frequente encontrar estados nutricionais com déficit geral nas fazendas, uma vez que os componentes da ração já fornecem os requisitos mais ou menos básicos, mas as necessidades dos animais que temos nas fazendas são cada vez mais altas nas linhas genéticas dos animais. alto valor em que seus requisitos são sempre muito maiores do que os fornecidos por uma formulação básica.

Nestes casos em que os requisitos nutricionais básicos não são fornecidos, nos encontramos como resultado de problemas técnicos produtivos de natureza reprodutiva e de crescimento, além de aumentos nos problemas de saúde.

É evidente que a incorporação de núcleos vitamínicos-minerais nas rações não é necessária se tivermos um sistema analítico dos diferentes componentes da ração em termos de vitaminas, minerais e aminoácidos, no entanto, para fins práticos, isso é altamente inviável e a variação nos primeiros assuntos, é tão alto que a ração precisa ser constantemente revisada , situação que na prática se mostra inviável.

Para que serve o núcleo para ração?

Núcleo para ração é indicado para a fabricação de rações para aves, suínos, bovinos e ovinos.

O que é um premix?

O premix vitamínico/premix mineral dizem respeito a uma espécie de “mistura” de vitaminas e minerais contidos na alimentação dos animais.

Qual a diferença de premix e núcleo?

Núcleo

Mistura de minerais e vitaminas essenciais ao desempenho produtivo e reprodutivo dos animais. Deve ser misturado com fontes proteicas (farelo de soja) e fontes energéticas (milho moído). A proporção será definida pelo fabricante, visando atender as exigências nutricionais de cada etapa de vida do suíno.

Concentrado

Difere do núcleo por já vir misturado com uma fonte protéica (geralmente farelo de soja), além dos minerais e vitaminas essenciais. Resta ao produtor incluir uma fonte energética, que pode ser o milho. As proporções na mistura devem ser seguidas para se obter uma ração balanceada.

Premix

Há três tipos: premix mineral (pré-mistura de microminerais), premix vitamínico (pré-mistura de vitaminas) e premix mineral-vitamínico.

A sua adição à ração dependerá de sua concentração de nutrientes. É necessário a adição de macrominerais, como cálcio, fósforo e sódio, na hora da mistura dos ingredientes com as fontes apropriadas e na proporção correta, evitando deficiências nutricionais.

Continue lendo:

Sobre AB Araujo

A Loja Agropecuária e Veterinária AB ARAUJO está no mercado há 29 anos, com ênfase na criação de Aves, Suínos, Bovinos, Equinos, Ovinos e Pet Shop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *