Ovinocultura: Produção, Raças e Manejo

A criação de ovelhas é uma das mais antigas do Brasil e se chama Ovinocultura. A sua produção pode ser para diversos meios como: comércio, abate ou produção de alimentos.

Em busca de informações sobre a criação de ovelha? Para te ajudar criamos reunimos os pontos mais importantes e esclarecemos para você informações sobre a prática da ovinocultura neste texto.

Como se chama a criação de ovelha?

A criação de ovelhas é uma das mais antigas do Brasil e se chama Ovinocultura. A sua produção pode ser para diversos meios como: comércio, abate ou produção de alimentos.

A ovelha (Ovis aries Linnaeus, 1758) é um mamífero da família Bovidae.

Se deseja iniciar no ramo da ovinocultura saiba de que deve fazer um bom planejamento antes de iniciar a criação. A ovinocultura é uma atividade econômica que tem se fortalecido no Brasil, justamente por isso, o seu interesse na área cresceu.

A Ovinocultura é uma área que está em expansão e o produtor pode atuar em diversas, desde as inovadoras até as mais tradicionais. A criação de ovelhas vem ganhando espaço em áreas menores e também nas fazendas.

Entre as várias idéias agrícolas, criar ovelhas pode ser uma boa ideia para aumentar o número de renda do empreendedor agrícola.

De fato, uma fazenda bem-sucedida deve, de fato, diversificar o máximo possível as fontes de renda para ter uma empresa saudável e lucrativa.

A ovelha é uma espécie domesticada nos tempos antigos, hoje difundida em todos os continentes. A história do homem e a criação de ovelhas não está apenas ligada à produção de carne, leite ou lã, mas também nas religiões do homem em que o cordeiro ocupa um papel central.

Qual o produto produzido pela ovelha?

Tudo Sobre Ovinocultura

Como escrevemos a produção de ovelha pode ser bem diversificada. Deve-se ao produtor saber escolher o ramo de atuação para então pode inserir as atividades e conseguir ter um bom proveito. Alguns produtos atuam na produção da carne. Outros se voltam para a pele ou lá. E há também aqueles que atuam na produção de leite. Ou seja, um campo de atuação bem amplo.

Algo muito importante para quem vai atuar na produção de ovelhas é a escolha da raça. Isso é fundamental porque antes de escolher a área é preciso ter o respeito aos animais. A escolha da melhor raça precisa ser levado em conta nas melhores condições de clima, temperatura.

E não apenas isso. A escolha da raça também implica na produção desejada (lã, carne ou pele). Não é apenas comprar ovelhas e então dar início a produção. No próximo tópico falarei um pouco mais sobre as raças para conhecimento de quem é mais leigo no assunto.

De forma resumida, Atualmente, as ovelhas são criadas para a produção de carne, leite e lã.

O que é caprinocultura?

A criação de caprinos é chamada de caprinocultura. Tanto a caprinocultura como a ovinocultura é uma produção bastante presente no Brasil, sendo bem difundida. Segundo dados do IBGE, o rebanho nacional de caprinos em 2014 alcançou 8.851.879 cabeças.

Saiba um pouco sobre a carne de caprinos:

  • As carnes de caprinos e de ovinos são saudáveis e ricas em proteínas.
  • A carne caprina é mais rica em ferro do que a dos outros animais (3,54%).
  • A carne caprina possui um baixo teor de gordura (0,85%)

Ovinocultura no Brasil

A produção de ovinocultura vem se expandindo no Brasil. Conforme o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o rebanho nacional de ovinos gira em torno de 18,2 milhões de cabeças.

Atualmente o maior rebanho nacional está concentrada no Nordeste. Mas a ovelhas podem se adaptar a diversos biomas e regiões do Brasil. Porém, deve se atentar a escolha das raças para devidos fins.

Ovinocultura no nordeste

Tudo Sobre Ovinocultura

A produção de ovinos no nordeste têm uma grande importância econômica e social para os agricultores. O clima quente agrada as ovelhas e por isso, a região tem investido fortemente na criação de ovelhas. A produção tem contribuído para o desenvolvimento da pecuária da região semiárida.

Segundo a Embrapa, o Nordeste brasileiro é a única região onde os rebanhos de caprinos e de ovinos cresceram ao mesmo tempo, entre os anos de 2006 e 2017.

Ovinocultura de corte no Brasil

A produção de carne ovina é uma atividade que vem se desenvolvendo no país e tem aumentado muito nestes últimos anos. Embora a preferência dos brasileiros ainda esteja focada nas carnes bovina e suína, além da carne de aves, há ainda um certo preconceito e muitas dúvidas em relação a carne de ovelha.

Além das tradicionais regiões produtoras de ovinos no Brasil, Rio Grande do Sul, onde predomina a produção de lã, tendo a carne como produto em expansão; e Nordeste, que se caracteriza pela criação de ovinos deslanados. Só que o maior consumo é na região sul do Brasil, onde também tem o maior índice de abate formal.

Raças de ovelhas

  • Para produção de lã destacam-se as raças australianas Ideal ou Polwarth e Merino australiano
  • Raças lanadas, produtoras de carne, estão as inglesas Hampshere Down e Suffolk
  • Raças deslanadas, para produtoras de carne, destacam-se a Morada Mova (no nordeste) e Santa Inês (região Sul)
  • Para produção de leite e queijos as raças Lacaune, Bergamácia e Wilstermarch

Projeto de criação de ovinos

Tudo Sobre Ovinocultura

Se você deseja criar ovelhas, é necessário criar o ambiente certo, onde as necessidades do animal são respeitadas.

Serve para fornecer abrigo durante todo o ano, oferecendo um abrigo que os protege do sol, vento e chuva.

Um celeiro grande não é necessário, mas tê-lo oferece a possibilidade de separar as ovelhas doentes ou grávidas do resto do rebanho.

Uma área sombreada fora do abrigo é uma boa ideia para deixar as ovelhas de fora na estação quente, mas, ao mesmo tempo, tem um lugar fresco para pastar.

Existem diferentes tipos de agricultura, do extensivo ao intensivo.

A criação extensiva é um tipo de criação em que os animais vivem no pasto o ano todo e se alimentam de recursos espontâneos de forragem, enquanto a criação semi-extensiva é a forma de agricultura praticada em áreas onde o clima ou os recursos alimentares em determinadas épocas do ano não permitem pastoreio o ano todo e os alimentos que faltam devem ser complementados pelo agricultor.

A criação intensiva é usada especialmente em grandes produções de cordeiros e leite.

Se você deseja criar ovelhas, certifique-se de que o pasto seja grande o suficiente para o número de ovelhas que o queimarão.

As ovelhas pastam durante um terço do dia e estima-se que são necessários cerca de um hectare de terra para 6 ovelhas.

Este valor varia de acordo com o clima e as condições do próprio pasto; de fato, o tamanho da pastagem varia de acordo com a localização, clima, manutenção, tipo de planta e precipitação.

Ovinocultura: práticas Embrapa

Conforme publicação do manual desenvolvido pela Embrapa, intitulado: “Boas práticas na Produção de Caprinos e ovinos de corte”

A Embrapa recomenda Dietas de Alto Concentrado (DAC) é alternativa para produção intensiva de caprinos e ovinos.

O documento está disponível clicando aqui.

Para trabalhar com estes animais é preciso montar uma estrutura adequada, além de cuidar de aspectos importantes como a manutenção da saúde e alimentação dos animais.

Resumo do Artigo
Título do Artigo
Ovinocultura: Produção, Raças e Manejo
Descrição
Acompanhe neste texto algumas informações sobre a criação de ovelhas e o seu manejo.
Autor
Empresa
AB Araujo
Logo da Empresa

Continue lendo:

Sobre AB Araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *