Como funciona um protocolo de IATF?

Neste artigo entenda o que significa a sigla IATF e saiba como funciona.

Primeiramente irei abordar sobre o protocolo de Inseminação Artificial em Tempo Fixo, o qual dá origem para a sigla (IATF). É um método bastante utilizados em fazendas de bovinocultura de corte e bovinocultura de leite e também em outras culturas de produção.

Ele tem vários pontos positivos, como grande número de inseminações em um dia, dispensa da observação do cio dos animais e ocorre a sincronização dos cios dos animais.

Também podemos citar que diminui a aquisição de touros para o repasse, como também o intervalo entre partos dos animais, fazendo que haja aumento da eficiência reprodutiva como o aumento da produção de bezerros e leite ao ano em uma propriedade de leite.

Para que ocorra a sincronização dos cios dos animais, o produtor deve seguir uma série de aplicação de hormônios, também conhecido como protocolo, o qual irá depender da quantidade de animais, número de manejo dos animais e tamanho da propriedade.

O protocolo se inicia colocando um implante intravaginal ou também podendo ser um implante auricular, o qual possui o hormônio progesterona. O dia da implantação é conhecido como D0 (dia zero), no qual além de introduzir o implante ainda acontece a aplicação do Benzoato de Estradiol (BE), o qual possui a função de estimular a onda folicular dos óvulos e sincronização.

No protocolo também é utilizado aplicação da prostaglandina sintética, o qual possui a função de destruir o corpo lúteo e estimular o animal a seguir um novo ciclo folicular juntamente com o uso do FSH (hormônio folículo estimulante), o qual estimula a ovulação.  A  IA (Inseminação Artificial) após seguir todas as recomendações do protocolo irá acontecer de acordo com o protocolo utilizado, normalmente variando do D11 ou D12.

O uso do LH (hormônio luteinizante) além de induzir a ovulação também auxilia na formação de um novo corpo lúteo.  Lembrando que para realizar um protocolo procure um médico veterinário ou um zootecnista e siga suas as recomendações, de forma que o protocolo estabelecido seja o mais adequado para as condições específicas de sua propriedade.

Fontes:

Resumo do Artigo
Título do Artigo
Como funciona um protocolo de IATF
Descrição
Neste artigo entenda o que significa a sigla IATF e saiba como funciona.
Autor
Empresa
AB Araujo
Logo da Empresa

Continue lendo:

Sobre AB Araujo

A Loja Agropecuária e Veterinária AB ARAUJO está no mercado há 29 anos, com ênfase na criação de Aves, Suínos, Bovinos, Equinos, Ovinos e Pet Shop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *