Remédio para galinha

Sabemos que os medicamentos de uso veterinário para aves são importantes para o desenvolvimento das aves ou qualquer outro problema. O mais importante nessa hora é poder contar com uma loja agropecuária de confiança que ofereça bons produtos para aves como suplementos, aditivos, rações e antibióticos.

Um dos medicamentos é o Azitromicina (Zithromax).

É um antibiótico novo na medicina aviária, e eficaz contra uma variedade de patógenos bacterianos Gram-positivos e Gram-negativos e tem alguma atividade contra bactérias anaeróbicas e protozoários; mais testes precisam ser feitos para determinar a eficácia em psitacídeos

Quais são as doenças mais comuns em aves?

Remédio para galinha

As quatro doenças que mais freqüentemente afetam as aves são: salmonela , tricomoníase , aspergilose e varíola aviária . Todas essas doenças são transmitidas de uma ave para outra nas estações de alimentação, especialmente quando ocorre superlotação.

As aves também são suscetíveis a ácaros e piolhos. Existem várias etapas que você pode seguir para ajudar a manter as aves e pessoas alimentadoras seguras e saudáveis.

Salmonella

A doença mais comum em aves alimentadoras, a salmonelose é causada por bactérias do gênero  Salmonella  e geralmente começa como uma infecção do trato intestinal. Sintomas como diarreia, penas com folhos e letargia geralmente ocorrem. Aves que apresentam sintomas geralmente morrem em 1 a 3 dias.

A doença pode se espalhar rapidamente em estações de alimentação lotadas, pois aves saudáveis ​​comem alimentos contaminados pelos excrementos de aves doentes.

A salmonela pode ser transmitida a pessoas que lidam com aves doentes ou mortas. Por isso, use sempre luvas descartáveis ​​ao manusear aves infectadas. E lave bem as mãos depois de tocar em um alimentador de ave ou em um banho de aves.

Tricomoníase

A tricomoníase é causada por um grupo de protozoários unicelulares e afeta regularmente muitas espécies de aves. Um parasita infecta pombos e pombas e, por sua vez, seus predadores, como falcões e falcões. Em alguns casos doença, as aves desenvolvem feridas na boca ou na garganta por não serem capazes de engolir os alimentos contaminados são descartados e consumidos por outras aves, espalhando a infecção.

Aspergilose

A aspergilose é uma infecção fúngica causada pelo  fungo Aspergillus  que pode ser encontrada em misturas de sementes úmidas ou úmidas, em materiais de nidificação de aves ou em aterros sanitários.

Os esporos inalados nos pulmões e nos sacos aéreos das aves acabam causando pneumonia e bronquite. Os pássaros doentes experimentam respiração difícil, fraqueza e diarreia, mas continuarão a comer nos postos de alimentação até morrerem.

Varíola aviária

A varíola aviária é uma doença viral e tem sido responsável para infectar 60 espécies de aves selvagens.

Os sintomas da doença são lesões que se formam em partes não-emplumadas do corpo, como pernas, pés e pálpebras; ao redor do bico; e na boca.

Em alguns casos a morte pode ocorrer quando inúmeras feridas ao redor dos olhos impedem que ave localize comida, mas a maioria dos pássaros se recupera do vírus. O vírus é transmitido pelo contato direto com aves infectadas nos alimentadores ou por picadas de mosquitos que se alimentam do sangue de aves doentes.

Ácaros e piolhos

Algumas espécies de ácaros e piolhos subsistem de penas e pele das aves, enquanto outras sugam sangue. Um grande número de ácaros sugadores de sangue pode causar anemia e morte em aves jovens, enquanto um ninho muito infestado de ácaros pode fazer com que os pais abandonem os ovos ou os filhotes.

O sintoma mais comum dos ácaros em aves como gaios-azuis, cardeais e várias outras espécies é a cabeça careca e sem penas. Quando estão se arrumando ou se banhando, os pássaros não conseguem alcançar a área da cabeça e do pescoço e os parasitas são capazes de destruir as penas da cabeça. A cor preta na cabeça é devida à exposição da pele ao sol. As penas voltarão a crescer dentro de duas ou três semanas.

Doença de Lyme

Os carrapatos podem criar problemas para aves quando eles se prendem à pele ao redor dos olhos, dificultando a localização do alimento. As aves também podem transportar o carrapato, o vetor da doença de Lyme, de um lugar para outro, mas não são considerados hospedeiros da doença.

Prevenção de doenças em aves

Remédio para galinha

  • Limpe os alimentadores mensalmente usando uma parte de alvejante e nove partes de água morna. Mergulhe o alimentador na solução por alguns minutos, enxágue e seque ao ar.
  • Se alimentos não consumidos estiverem se acumulando dentro ou abaixo dos alimentadores, considere usar menos alimentos ou mudar para uma semente mais ao gosto das aves.
  • Se as aves estão brigando pelo espaço em um alimentador, considere adicionar mais alimentadores para aliviar o congestionamento que pode ser potencialmente responsável pela rápida propagação da doença.
  • Armazene as sementes em recipientes hermeticamente fechados para evitar deterioração.
  • Evite jogar grandes quantidades de comida no chão ou em áreas de alimentação alternativas, para que alimentos não consumidos não se acumulem e desenvolvam bactérias ou mofo.
  • Se forem encontrados pássaros mortos, pare de alimentar por algumas semanas e limpe bem os alimentadores e as áreas sob os alimentadores. Use luvas descartáveis ​​ao manusear pássaros mortos.

Continue lendo:

Sobre AB Araujo

A Loja Agropecuária e Veterinária AB ARAUJO está no mercado há 29 anos, com ênfase na criação de Aves, Suínos, Bovinos, Equinos, Ovinos e Pet Shop.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *