Tudo sobre suinocultura [Manejo da produção de suínos]

A suinocultura é a criação de porcos. Principais exigências na produção de suínos: Porcos de boa linhagem, Instalações e equipamentos eficientes, Alimentação racional, Cultivo de alimentos dentro da propriedade, Assistência ao rebanho, Escrituração zootécnica e escrituração econômica racionalizada.

criação de porcos

Neste artigo entenda o que é suinocultura e descubra os segredos da criação de porcos.

O que é suinocultura?

A suinocultura é a criação de porcos. A carne suína é amplamente consumida no mundo.

Para muitos, ela é leve, saborosa e versátil. Ou seja, a carne de porco é uma das principais fontes de nutrição humana, pois é nutritiva e deliciosa.

Sem dúvida, a criação de porcos destinados a engordá-los para um consequente consumo de carne em nossas mesas é um dos principais objetivos da criação de porcos.

No Brasil a suinocultura ocupa um importante papel.

A importância da suinocultura brasileira se destaca pelo seguinte:

  • Atividades em pequenas e médias propriedades,
  • Fixa o homem no campo,
  • Viabiliza o produtor de cereais,
  • Movimenta uma grande cadeia agropecuária,
  • Transforma sub produtos, resíduos e alimentos não convencionais em proteína animal de alta qualidade.

Suinocultura no Brasil 2019

O ano de 2018 não foi muito positivo para a suinocultura. Porém, em 2019 os números tem se mostrado positivo. Em reportagem publicada no Portal da Suinocultura Industrial, essa apontou o seguinte:

As perspectivas apontam que a produção seja 6%  maior no Brasil em relação a 2018 e que as exportações também aumentem, saltando de 730 mil toneladas para 900 mil toneladas.

O Brasil vive um momento de oportunidade e tem boa chance de fornecer carne suína para o mercado internacional. Isso por que a China parou de exportar o produto por conta de uma crise sanitária.

As exportações de carne suína somaram US$ 997,66 milhões de janeiro a setembro de 2019, um crescimento 30%.

O maior comprador da carne suína brasileira continua sendo a China que somada a Hong Kong receberam 51% de toda carne embarcada no período.

Criação de porcos é lucrativo?

Sim, a carne suína, em termos de lucratividade para o pequeno produtor, rende muito mais do que a de qualquer outro animal.

O investimento na produção de suínos começa a gerar lucros logo no primeiro ano, bem antes que a criação da grande maioria dos outros animais.

Confira abaixo as principais exigências para o sucesso do negócio na criação de porcos:

  • Animais de boa linhagem e de boa procedência;
  • Instalações e equipamentos eficientes;
  • Alimentação racional;
  • Cultivo de alimentos dentro da propriedade;
  • Assistência ao rebanho (profilaxia das enfermidades);
  • Escrituração zootécnica e escrituração econômica racionalizada (custo da produção).

Quais são as melhores técnicas de criação de porcos?

Algumas das técnicas na criação de suínos mais utilizadas é alternar os alimentos naturais com os alimentos ricos em proteínas contidos nos alimentos para porcos.

Sem dúvida, este é o método mais difundido em termos de custos e qualidade da carne obtida.

Além disso, além do retorno econômico substancial nos bolsos do criador, os animais criados serão fortes e saudáveis, com maior resistência a doenças.

Na verdade, é a única maneira de evitar um excesso de sedentarismo com o consequente acúmulo de estresse nos porcos e, assim, ter uma carne melhor.

A ração alimentar dos porcos muda em relação ao seu peso

A alimentação dos porcos varia não apenas de acordo com a fase da vida pela qual passam, mas também de acordo com o peso.

A seguir, tentamos fornecer diretrizes para a alimentação de porcos que levam em consideração seu peso.

A água deve ser potável, limpa, fresca e abundante

Os animais precisam de acesso a  água potável, limpa e fresca diariamente. A altura dos bebedouros e o fluxo de água devem ser ajustados para garantir que todos os porcos possam matar a sede.

A manutenção rotineira do equipamento é um requisito indispensável. No caso de porcas em lactação, o fornecimento de água limpa deve ser contínuo.

É importante manter suprimentos de emergência para garantir o suprimento de água por pelo menos 24 horas, caso haja problemas com a fonte de suprimento – como um período de seca ou contaminação de um poço.

Uso de novas tecnologias

Segundo a pesquisadora da Embrapa gado de corte, Fabiana Villa Alves, a avicultura e a suinocultura são os primeiros setores a absorver as novas tecnologias, devido as peculiaridades dessas produções.

Durante a AveSui a pesquisadora palestrou no Congresso de Zootecnia de Precisão sobre o assunto. Confira o vídeo.

Ferramentas de gestão na suinocultura

Durante o Inovapork a TV Gessulli conversou com Everton Gubert, diretor de Inovação & Negócios da Agriness sobre uso das ferramentas e softwares de gestão na suinocultura.

 

Como devem ser as instalações para suínos?

Em áreas quentes e úmidas, o resfriamento e a sombra são fatores importantes. Tudo deve ser o mais amplo e brilhante possível.

As paredes do galpão devem ser construídas para que o vento sopre livremente através de boa ventilação.

Os porcos devem ser protegidos contra o resfriamento temporário em algumas áreas, garantindo que o calor possa ser retido. Requisitos importantes dos galpões são:

  • Deve ser fácil manter-se limpo.
  • Não deve ser frágil às correntes de ar.
  • Luz solar e chuva forte não devem entrar na caneta.
  • A caneta deve garantir uma temperatura constante.

Confira abaixo os principais atores a serem levados em conta na hora da instalação:

Localização

É aconselhável construir as instalações em um terreno alto, seco e bem drenado, protegido dos ventos fortes e de fácil acesso durante todo o ano. Em climas quentes como o nosso, recomenda-se orientar de leste a oeste para obter boa sombra durante as horas mais quentes (das 9h às 15h).

Clima

A orientação dos ventos deve ser levada em consideração para evitar transtornos nas áreas vizinhas causadas por maus odores. Em climas quentes, as instalações devem proporcionar um ambiente fresco, permitindo a máxima aeração, o que significa que as construções são mais simples e menos caras.

Sistemas Operacionais

O custo e a complexidade das instalações dependem se a operação é Intensiva, Mista ou Extensa.

Um sistema intensivo

É o local onde os porcos permanecem confinados durante todo o seu ciclo de vida, geralmente usados ​​quando o custo da terra é alto ou a área disponível é limitada e são necessários um sistema e instalações de alimentação adequados

Cuidados na criação de porcos

A atividade secundária, complementar a outras atividades agrícolas ou educação doméstica para fins de consumo.

Logo, para o bem-estar dos porcos é necessário levar em conta alguns cuidados básicos:

 Combater parasitas

Um problema sério associado à criação de porcos é a prevalência de parasitas, porque os trópicos úmidos proporcionam um ambiente ideal. Estes parasitas são geralmente vermes.

Os vermes adultos vivem no porco, onde depositam ovos que são excretados no chão se a temperatura e a umidade correta, as larvas deixam os ovos para serem comidos novamente pelo porco ou até penetrarem na pele.

Dentro do porco, eles se tornam vermes adultos. Através da dessecação e dos raios solares, ovos e larvas no solo podem morrer após um tempo.

Para evitar uma infecção parasitária muito grave, a área de pastagem deve ser alterada, ou seja, na medida do possível, os porcos recebem um novo pedaço de terra mais ou menos a cada 14 dias e, em períodos de seca, os porcos eles podem ficar mais tempo no mesmo campo, porque estão se desenvolvendo tão rapidamente.

Após o pastoreio, o campo onde permanece vazio por um tempo, quando uma grande parte das larvas morre.

Na estação chuvosa, é melhor não retornar ao mesmo campo por aproximadamente 2 ½ a 3 meses, e na estação seca, quando as larvas e os ovos morrem mais rapidamente, o campo pode ser usado novamente após 2 meses.

Comida: saudável e suficiente

Os porcos criados devem receber uma dieta saudável . Para o bem-estar dos porcos, não se trata apenas da quantidade, mas também da oferta de nutrientes na proporção certa para o desenvolvimento dos animais.

Água: potável, limpa, fresca e abundante

Os animais precisam de acesso a  água potável, limpa e fresca diariamente . A altura dos bebedouros e o fluxo de água devem ser ajustados para garantir que todos os porcos possam matar a sede.

Instalações: seguras, para que os porcos não se machuquem

Para que os porcos não se machuquem, as instalações em que são criados não podem ter saliências ou membros pontiagudos.

Ambiente: nem frio excessivo nem muito calor

O ambiente deve ser mantido para proteger os animais do frio ou calor excessivos. Os padrões determinam variações aceitáveis ​​de temperatura de acordo com o peso dos animais.

Qualidade do ar: limpo e ventilado

O projeto das instalações deve incluir ventilação suficiente para que a umidade não seja alta, pois os porcos são suscetíveis a doenças respiratórias.

Espaço: suficiente para circular livremente

O espaço disponível para o bem-estar dos porcos deve ser pelo menos 1,5 maior do que a área que ocupam quando estão deitados. Existem medidas mais específicas para o cultivo de animais e para porcas. Mas, em geral, o objetivo é dar a cada animal espaço suficiente para que ele possa se mover livremente.

Área de descanso: seco e confortável

Porcos criados intensamente devem ter acesso a uma área de descanso com piso sólido, com área suficiente para que todos os animais possam se deitar e com uma inclinação específica para que a água possa escorrer, mantendo a superfície sempre seca.

Produtos veterinários para suínos

criação de porcos

É importante investir em bons produtos veterinários para suínos. Na loja da AB Araujo você encontra uma variedade de produtos agropecuários, como:

  • Mata Bicheira Max Prata é o melhor e mais indicado nos casos de Profilaxia e tratamento de miíases ou bicheiras em bovinos, ovinos, caprinos, suínos, equinos e cães.
  • Vitagold Potenciado é um suplemento vitamínico e mineral para aves, bovinos, cães, caprinos, coelhos, equídeos, gatos, ovinos, pássaros, suínos.
  • Carbemoton é medicamento utilizado na indução do parto em porcas.
  • FLUNIXINA Injetável UCB é um antinflamatório não esteróide, não narcótico, com atividade analgésica e antipirética.

O que é Embrapa e quais seus objetivos?

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ocupa uma papel importante quando o assunto é a fomentação na agricultura, pecuária brasileira. Ela foi criada pelo governo em 1973, sendo vinculada ao Ministério da Agricultura.

A Info Escola já destacou alguns objetivos gerais da Embrapa. Entre eles estão:

  • Melhoramento da soja para as condições do Brasil: hoje o país é o 2º produtor mundial de soja;
  • Pacotes tecnológicos para aprimoramento dos sistemas de bovinocultura, suinocultura, avicultura (aumento da oferta e conseqüentemente da oferta desses produtos no mercado);
  • Aumento da produção nacional de hortaliças;
  • Um mérito único da Embrapa é de continuar ininterruptamente o trabalho de pesquisa em nosso país.

Importância da Embrapa para o manejo em suinocultura

A Embrapa ocupa importante papel neste segmento. Pois ela auxilia no manejo, com informações relevantes aos produtores de suínos. Por isso, com frequência estão trazendo manuais que contribuem para o bom desenvolvimento dos suínos.

Boas práticas da Embrapa para manejo da produção de suínos

Um papel importante para os produtores que seguem orientações da Embrapa, é seja através de encontros, distribuição gratuita de manuais, entre outros é que ajudou a mostrar os passos corretos para o manejo da prodição de suínos.

A suinocultura é uma atividade que exige muita dedicação do criador para alcançar os resultados desejados.

O principal objetivo da Embrapa é:

“atuar fomentando a agricultura e pecuária nacional, através do desenvolvimento e transferência de novas tecnologias para os produtores nacionais”.

Para mais informações sobre as boas práticas de produção de suínos, clique aqui.

E então? Preparado pra expandir a criação de porcos? Se tiver dúvida, nos escreva!

Resumo do Artigo
Tudo sobre suinocultura [Manejo da produção de suínos]
Título do Artigo
Tudo sobre suinocultura [Manejo da produção de suínos]
Descrição
Neste artigo entenda o que é suinocultura e descubra os segredos da criação de porcos.
Autor
Empresa
AB Araujo
Logo da Empresa

Continue lendo:

Sobre AB Araujo

A Loja Agropecuária e Veterinária AB ARAUJO está no mercado há 29 anos, com ênfase na criação de Aves, Suínos, Bovinos, Equinos, Ovinos e Pet Shop.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *