Tylan 200 Injetável 50ml e 100ml Elanco
Bula TYLAN 200 Injetável
Para que serve o Tylan 200?
Com Tylan 200 a saúde e resistência de seu animal irá triunfar.
Tylan em Bovinos indicado para o tratamento de Pneumonia associada com Pasteurella multocida e Corynebacterium pyogenes; Necrose dos cascos (Pododermatite necrótica) e Difteriacausada por Fusobacterium necrophorum; Metrite causada por Corynebacterium pyogenes e Mastite aguda causada por Streptococcus spp e Staphylococcus spp.
Em Suínos Indicado para o tratamento de Artrite causada por Mycoplasma hyosynoviae; Pneumonia causada por Pasteurella multocida; Erispela causada por Erysipelothrix insidiosa.
E em Ovinos e Caprinos indicado para o tratamento dos estágios iniciais das formas superagudas e agudas de Agalaxia Contagiosa causada por Mycoplasma agalactiae e PLEUROPNEUMONIA Caprina causada por Mycoplasma mycoides var. capri.
O produto deve ser administrado por via subcutânea, intramuscular ou por injeção intravenosa lenta.
Como usar Tylan 200?
Tylan em Bovinos
Injetar 0,5 a 1,0 mL de Tylan para cada 20 kg de peso corporal ao dia, por via subcutânea, intramuscular ou por injeção intravenosa lenta. O tratamento deverá ser continuado pelo menos 24 horas após o desaparecimento dos sintomas da doença, não ultrapassando 5 dias. Não injetar mais que 10,0 mL por via intramuscular em cada local de aplicação.
Tylan em Suínos
Injetar 0,5 a 1,0 mL de Tylan para cada 20 kg de peso corporal ao dia, por via intramuscular. O tratamento deverá ser continuado pelo menos 24 horas após o desaparecimento dos sintomas da doença, não ultrapassando 3 dias. Não injetar mais que 5,0 mL em cada local de aplicação.
Tylan em Ovinos e Caprinos
Injetar 1,0 mL de Tylan para cada 20 kg de peso corporal ao dia, por via intramuscular. O tratamento deverá ser continuado pelo menos 24 horas após o desaparecimento dos sintomas da doença, não ultrapassando 5 dias. Não injetar mais que 5,0 mL em cada local de aplicação.
Precauções
Não misturar Tylan 200 LÍQUIDO com outras soluções parenterais, pois podem causar a precipitação do ingrediente ativo.
Quando for injetado em leitões recém- nascidos, usar equipamento adequado e ajustado para liberar a dose correta.
Se não houver resposta ao tratamento em 5 dias, o diagnóstico ou o tratamento deverá ser reconsiderado.
Suspender o tratamento do produto Tylan 21 dias antes do abate dos animais destinados ao consumo humano.
O leite de vacas em tratamento e de até 72 horas após a aplicação do produto não deve ser usado para alimentação humana.
FORMULA
Cada 100ml do produto Tylan 200 contém:
Tilosina base (como tilosina intermediária)......................... 20,0g
Veículo.q.s. p.........................................................................100,0ml
A tilosina é um antibiótico macrólido e um aditivo bacteriostático para rações utilizado na medicina veterinária. Tem um amplo espectro de atividade contra organismos Gram-positivos e uma gama limitada de organismos Gram-negativos. É encontrado naturalmente como um produto da fermentação de Streptomyces fradiae.
Indicações
Em Bovinos de Corte e Bovinos Leiteiros não lactantes, Tylan 200 é indicado para uso no tratamento do complexo respiratório bovino (febre do transporte, pneumonia) geralmente associado a Pasteurella multocida e Actinomyces pyogenes; podridão dos pés (pododermatite necrótica) e difteria em bezerros causada por Fusobacterium necorphorum e metrite causada por Actinomyces pyogenes.
Em Suínos, Tylan 200 é indicado para uso no tratamento da artrite suína causada por Mycoplasma hyosynoviae; pneumonia suína causada por Pasteurella spp.; erisipela suína causada por Erysipelothrix rhusiopathiae; disenteria suína associada ao Treponema hyodysenteriae quando acompanhada de medicação adequada na água de bebida e/ou ração.
Cada mL contém 200 mg de atividade de tilosina (como base de tilosina) em 50% de propilenoglicol com 4% de álcool benzílico e água para injeção.
ADVERTÊNCIA DE RESÍDUOS: Suínos: Suínos destinados ao consumo humano não devem ser abatidos dentro de 14 dias após o último uso deste medicamento.
ADVERTÊNCIA DE RESÍDUOS: Bovinos: Bovinos destinados ao consumo humano não devem ser abatidos dentro de 21 dias após o último uso deste medicamento. Este medicamento não está aprovado para uso em vacas leiteiras com 20 meses de idade ou mais, incluindo vacas leiteiras secas. O uso nestes bovinos pode causar resíduos de drogas no leite e/ou em bezerros nascidos dessas vacas. Este produto não está aprovado para uso em bezerros destinados a serem processados para vitela. Não foi estabelecido um período de carência em bezerros em pré-ruminação.
Administração
Como auxiliar no controle da Doença Respiratória Crônica:
Administrar na dose de 44 a 55 mg de tilosina/kg de peso vivo do animal, ou seja, 3.520 a 4.400 g de Tylan™ G 250 Premix (equivalente a 880 a 1.100 g de atividade de tilosina) por tonelada de ração, durante os 5 primeiros dias de vida, repetindo a medicação, na mesma dosagem, durante 2 dias consecutivos entre a 3ª e a 5ª semana de vida das aves e/ou em outros períodos de estresse.
Para o tratamento da Enterite Necrótica:
Administrar na dose de 5 mg de tilosina/kg de peso vivo do animal, ou seja, 400 g de Tylan™ G 250 Premix (equivalente a 100 g de atividade de tilosina) por tonelada de ração durante 7 dias consecutivos.
Instruções para mistura:
Para assegurar uma distribuição homogênea de Tylan™ G 250 Premix na ração, deve-se fazer uma pré-mistura da quantidade adequada do produto em 20 a 50 kg de um dos ingredientes da ração antes da sua incorporação no total da mistura a ser preparada.